O vereador Sílvio Humberto (PSB) teve sua trajetória de ativismo pelos direitos da população negra e luta contra a intolerância religiosa reconhecidos pela organização do Bembé do Mercado, festividade considerada o maior candomblé de rua do mundo, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A homenagem ocorreu no dia 13.
“É uma honra receber pela segunda vez essa homenagem durante essa celebração litúrgica afro-brasileira secular e tradicional, que agradece às divindades das águas pelo fim oficial da escravidão no Brasil e pelo bem-estar coletivo. Esse evento reafirma a capacidade de resiliência, união e articulação das pessoas negras contra o racismo, uma luta que continua até os dias atuais”, afirmou o vereador.
O Bembé do Mercado foi reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 2012 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2019. Neste ano, o evento recebeu a escultura de João de Obá, um negro africano de origem Malé e pai de santo, que foi o fundador da festividade em 1889, um ano após a assinatura da Lei Áurea.
O projeto foi produzido pela artista plástica soteropolitana Annia Rízia e idealizado pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) em parceria com a Associação Beneficente Bembé do Mercado, o IPAC vinculado ao Governo da Bahia e a Prefeitura de Santo Amaro. A réplica de João de Obá foi instalada no Largo do Bembé, no Centro de Santo Amaro.
“A instalação da estátua de João de Obá é um justo reconhecimento da memória de um homem que, em 13 de maio de 1889, saiu às ruas com seus filhos de santo e outras pessoas que lutavam por liberdade, para celebrar a Abolição em uma manifestação que durou três dias. Com certeza, onde quer que estejam, todo aquele povo estará feliz com essa homenagem”, comemorou Sílvio Humberto.