Autoridades visitam cripta e reverenciam a memória de jurista Ruy Barbosa
O presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes, participou da visita realizada pela cúpula do Judiciário brasileiro, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente presidente e vice-presidente do STF, na tarde de ontem à cripta de Ruy Barbosa, no fórum que leva o nome do jurista baiano. Eles participaram do evento a convite do presidente do TJ, desembargador Nilson Castelo Branco, que estava acompanhado dos desembargadores Lidivaldo Britto e Mario Albiani e outros membros da magistratura estadual.
Os ministros do STF participam do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que prossegue até esta terça-feira (5) no Centro de Convenções. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento, que debate o futuro da Justiça brasileira e a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024, trará a Salvador os presidentes de todos os tribunais superiores do Brasil: Os ministros presidentes, Alexandre de Moraes, do TSE; Maria Thereza de Assis Moura, do STJ; o tenente-brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, do STM; Lélio Bentes Corrêa, do TST, e o corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.
O presidente do Legislativo, os magistrados e as demais autoridades percorreram o salão nobre do fórum e em seguida desceram para a sala onde está a cripta de Ruy Barbosa. Ali, os ministros do STF e o presidente do TJ depositaram flores em memória à Águia de Haia. Na ocasião, o deputado Adolfo Menezes entregou exemplares do livro “A Vida de Ruy Barbosa” aos ministros do STF, escrito pelo ex-governador Luiz Viana Filho, imortal da Academia Brasileira de Letras, publicado em regime de coedição com o Tribunal de Contas do Estado – instituição que tem Ruy Barbosa como patrono.
Esta edição comemorativa do livro “A vida de Ruy Barbosa” foi lançada em março deste ano para celebrar o centenário da morte de Ruy Barbosa, ocorrida em 1º de março de 1923. Na apresentação desta 6ª edição, o presidente Adolfo Menezes lembra que Ruy Barbosa foi o baiano mais ilustre de seu tempo e deseja que a leitura inspire a todos com o exemplo do lutador libertário que foi o “Águia de Haia”:
<
p align=”justify”>“A ALBA, através das suas publicações, sempre fez história. Nesta oportunidade, o selo ALBA Cultural divulga para os ministros do STF sua produção literária sobre aquele que se inscreve no rol dos maiores baianos e brasileiros de todos os tempos. Participamos ativamente das homenagens ao centenário de morte de Ruy, mas continuaremos a homenageá-lo, porque todas as reverências são poucas diante do que ele representa”, disse Adolfo Menezes, na entrega do livro.