A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoverá, entre os dias 22 e 28 deste mês de novembro, a Semana do Doador de Sangue. A ação foi estabelecida pela Resolução nº 2.067/2022, proposta pelo deputado Euclides Fernandes (PT) e tem o objetivo de reforçar o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), responsável por receber as doações da população e repassar aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O parlamentar, autor da iniciativa, destacou a importância da doação de sangue, um gesto que pode salvar vidas. “Me sinto muito feliz em saber que essa ação irá salvar vidas. Essa será a oportunidade para que as milhares de pessoas que trabalham e frequentam a ALBA possam ser influenciadas positivamente para doação de sangue. Sabemos que, muitas vezes, a Hemoba enfrenta escassez nos seus estoques”, apontou o legislador.
Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizada uma reunião entre representantes do Legislativo baiano e a Hemoba com o intuito de tratar da parceria entre as duas instituições. De acordo com o diretor administrativo da ALBA, Júlio Passos, será montado um esquema de transporte para que os servidores possam ir até a sede da fundação, na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro de Brotas, para realizar a doação de sangue. “A Assembleia Legislativa da Bahia está disponibilizando o apoio para divulgar e promover a realização da Semana do Doador de Sangue. É importante que as pessoas tenham conhecimento dessa iniciativa e se conscientizem da importância da doação, pois é uma atitude que salva vidas”, frisou o gestor.
Presente no encontro, a diretora de Promoção e Saúde do Serviço Médico e Odontológico da ALBA, Laura Letícia Mascarenhas, enfatizou a parceria entre as duas instituições com o objetivo de captar doadores de sangue. “Esse é um trabalho conjunto para buscar estratégias que possam potencializar o número de doadores de sangue no Estado e melhorar a qualidade da ação de captação. Isso vai minimizar as dificuldades que, às vezes, a fundação enfrenta com baixo estoque”, explicou.
Atualmente, a Hemoba dispõe de 22 unidades hemoterápicas de coleta e processamento de sangue em todas as regiões da Bahia. Para doar, a pessoa precisa atender a critérios definidos pelo Ministério da Saúde, como exemplo: estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg; apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; e ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Os indivíduos com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes da referida idade.
O diretor-geral da Hemoba, Luiz Gonzaga Catto, demonstrou sua satisfação com resultado da reunião institucional, com destaque para a possibilidade de ter um convênio firmado entre a ALBA e a fundação para captação de doadores de sangue e implantação de uma política educacional voltada para a sensibilização e conscientização da população baiana a respeito da importância da doação.
De acordo com o dirigente, a Semana do Doador de Sangue auxiliará a fundação no trabalho de fornecimento de sangue, pois após o feriado prolongado da Proclamação da República, os estoques se encontram em nível baixo. “O nosso banco se encontra baixo, mas não se encontra em estado crítico. No entanto, a gente está naquela fase de recuperar os estoques após o feriado. Assim, é importante que a toda população se dirija às unidades para doação”, enfatizou Catto.