Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em pauta
A sessão realizada na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário Orlando Spínola, teve o pequeno expediente marcado por discursos a respeito de assuntos como infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, dentre outros. Os trabalhos da mesa foram dirigidos pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, e pelo 1º vice-presidente Zé Raimundo Fontes (PT).
Primeiro orador do pequeno expediente, Zé Raimundo Fontes falou da alegria de participar das agendas do governador Jerônimo Rodrigues no Sudoeste da Bahia, no fim de semana. Em Barra do Choça, relatou o parlamentar, o chefe do Executivo autorizou um edital que prevê ampliação de políticas de acolhimento às pessoas em recuperação do uso abusivo de drogas. O legislador também destacou a visita feita a Vitória da Conquista, onde o governador assinou ordem de serviço para recuperação da rodovia BA-262, que dá acesso ao povoado de Pradoso, no distrito de Bate-Pé.
A deputada Fátima Nunes (PT) foi à tribuna registrar a passagem do aniversário de emancipação política e administração do município de Cícero Dantas, terra onde a parlamentar cresceu e criou raízes. Ela relembrou sua trajetória e seu engajamento em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem no município e parabenizou todos os prefeitos que fizeram sua parte pelo desenvolvimento do local. “Me orgulho de dizer que, enquanto política, sempre busquei ações que pudessem desenvolver e melhorar a vida das pessoas da nossa cidade”, afirmou.
O deputado José de Arimateia (Republicanos) manifestou preocupação com os dados mostrados pela pesquisa Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética. O estudo mostrou que as denúncias notificadas chegaram a 408.395 mil, sendo que 21,6% ocorreram em 2020, 19,8% em 2021, 23,5% em 2022 e 35,1% no ano passado. O parlamentar também informou que protocolou moções de aplausos pela passagem do Dia do Pastor Evangélico, comemorado no segundo domingo de junho, e pela trajetória de Aristides Maltez Filho como presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, função que deixou no último dia 6 após 42 anos de exercício.
A deputada Olívia Santana (PC do B) informou que participou, enquanto representante da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, do lançamento da Campanha de Valorização das Escolas. A iniciativa, explicou a legisladora, é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC). O objetivo da proposição é tornar o ambiente escolar um espaço de acolhimento e bem-estar, e integra o plano de atuação do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (Cise), presidido pela secretária da Educação, Rowenna Brito.
O deputado Robinson Almeida (PT) destacou a decisão da Justiça na Espanha que condenou três torcedores por atos de racismo contra o jogador brasileiro Vínicius Júnior. “Os torcedores foram condenados a 8 meses de reclusão e estão impedidos de frequentar estádios de futebol durante dois anos”, enfatizou. O parlamentar também registrou o protesto feito pelo movimento SOS Buracão neste domingo (9) em defesa do meio ambiente e contra a construção de espigões na Praia de Buracão, em Salvador, e ainda contra a chamada PEC da privatização das praias, em discussão no Congresso Nacional.