Arraia de Vitória da Conquista tem sua primeira noite nos palcos do Centro Cultural Glauber Rocha
A noite desta terça-feira (18), que abriu a programação do Arraiá da Conquista nos palcos do Centro Cultural Glauber Rocha, manteve a tradição do evento de reunir milhares de pessoas com preferências musicais diferentes, mas tendo em comum o desejo de curtir um bom clima de São João.
A diversidade estética se comprova na programação da noite: Liv Moraes, Elba Ramalho, Robertinha e Raneychas no palco principal, enquanto Ane Brito, Keyla Batista e Forró Flor de Tangerina se apresentavam no palco 2.
Para a jovem Jade, 17 anos, foi uma noite de, digamos, missão cumprida. Ela e a mãe saíram de casa munidas de um cartaz com mensagens carinhosas para a cantora Elba Ramalho, de quem a garota é fã ardorosa. “Ela sonha com Elba. E pediu pra fazer essa roupinha pra vir especialmente ao show dela. Por isso que a gente trouxe o cartaz”, contou a mãe de Jade, a dentista Marta Vieira, 54 anos.
Segundo Marta, a filha já foi fotografada ao lado de Elba em 2019, num hotel da cidade, quando a cantora veio se apresentar num festival de música. Na ocasião, Jade até ganhou um CD das mãos da artista. “Ela já tirou foto com Geraldo Azevedo, Alceu Valença… Mas Elba é, assim, a paixão dela”, explicou a mãe. Para Jade, o sentimento em relação a Elba passa por “alegria e amor”, como ela mesma disse.
No fim das contas, o cartaz e o vestido com temática junina surtiram efeito. Elba conseguiu ler a mensagem de Jade, de cima do palco. E a garota, afinal, garantiu mais uma fotografia ao lado da artista que tanto admira.
A vendedora Ana Carolina Santana, 26 anos, e o advogado Felipe Amorim, 29, vieram de Itamaraju para passar o São João em Vitória da Conquista – e, nessa programação, incluíram o Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha. “Hoje, não tem mais esse São João raiz. E sentir Elba Ramalho com esse forró, com esse Arraiá, realmente raiz, é muito maravilhoso. Eu amei”, disse Ana Carolina. Para Felipe, a noite foi melhor que o esperado. “Foi muito além das minhas expectativas”, admitiu. “A Prefeitura, o município de Vitória da Conquista, está de parabéns. A festa foi maravilhosa. Eu, particularmente, curti muito”, resumiu Felipe.
A noite também foi de festa para o trio formado por Samira Napoluceno, 22 anos, e as xarás Yanna Gama, 27, e Yhanna Souza, 28. Samira, que trabalha como autônoma, esteve pela primeira vez no Centro Cultural Glauber Rocha, e gostou do que viu no evento. “Como a gente é do Nordeste, o São João é muito importante pra gente. E ter trazido Elba, que é uma grande referência no forró, eu gostei muito”, afirmou.
Agora, ela se prepara para voltar nos próximos dias. “Estou esperando muito por Nadson Ferinha. É uma atração que a gente não esperava ter tão cedo”, contou. “Mas também gostei muito do primeiro show, com a filha de Dominguinhos [Liv Moraes]”.
Yanna também gostou da apresentação da intérprete de “De volta pro aconchego”. “O show foi incrível. Ter Elba Ramalho com uma cultura imensa na nossa cidade, convidando outra galera, que não é dessa geração, a conhecer realmente o que é cultura, o que é o forró, é muito importante”, analisou Yanna, que é de Barra do Choça e trabalha como artista plástica.
Ela quer ver Alcymar Monteiro, que se apresenta na quarta-feira (19). “Extremamente ansiosa pra ver. Ele é um ícone da música”, confidenciou.
Já a quase homônima Yhanna, que está prestes a concluir o curso de Psicologia, também se mostrou eclética, satisfeita e ansiosa pelos próximos shows: “Elba foi incrível, maravilhosa como sempre. E eu estou com muita expectativa para Raneychas. Adoro ela”.
A festa continua no Centro Cultural Glauber Rocha até sábado (22). Nos dias 23 e 24, o Arraiá da Conquista estará nos distritos rurais. Na Praça Nove de Novembro, o palco estará em atividade até o Dia de São Pedro, em 29 de junho.
E o forró pé-de-serra pode ser visto às sextas e sábados, na Vila Junina do Parque da Lagoa das Bateias, até o dia 29.