Arraiá da Conquista terá câmeras de reconhecimento facial
A medida já foi utilizada anteriormente no município, na última edição do Festival de Inverno Bahia. O comandante da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Márcio Henrique Chagas, explicou como funciona a estratégia: “O Centro Cultural Glauber Rocha receberá grande público ao longo dos quatro dias de evento, e essa tecnologia proporcionará a identificação de pessoas com mandato de prisão em aberto. Serão tomados todos os cuidados relativos à informação e privacidade das pessoas, garantindo uma festa de tranquilidade para todos os presentes”.
O coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, explicou que a segurança do Arraiá da Conquista é uma das preocupações da prefeita Sheila Lemos. “Vamos ter segurança particular fazendo a revista, vamos ter catraca para delimitar a quantidade de público dentro do palco”, revelou. “Mais segurança para as pessoas que estão indo curtir o São João no Glauber Rocha, para usufruir de tudo o que a gente tá oferecendo, sem risco nenhum”, completou.
Ainda segundo o coordenador, o objetivo é manter o mesmo padrão de organização e tranquilidade da última edição do Arraiá da Conquista, no ano passado. “Não aconteceu nada de ocorrência grave dentro do Glauber, em termos de violência, roubos ou agressões, a gente não teve lá. E prezamos pra que isso continue”, disse.
O Arraiá da Conquista contará com oito espaços destinados a órgãos de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal.
Consumo de álcool e drogas – De acordo com o art. 243 da Lei nº 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibido “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.”
Durante o Arraiá da Conquista, os Conselhos Tutelares estarão atuando em regime plantão, com atendimentos disponíveis 24h. A comunidade que testemunhar crianças e adolescentes em situação de violação de direitos também pode efetuar a denúncia, por meio dos telefones: (77) 3120-8956 (Conselho Tutelar Leste), 3424-4735 ou 9 8856-3303 (Conselho Tutelar Oeste) e 3420-8955 (Conselho Tutelar Rural).
Em cumprimento à Lei Municipal nº 2.652/22, a Prefeitura de Vitória da Conquista irá emitir mensagens educativas a respeito dos malefícios do consumo de drogas e do uso abusivo de álcool. Os avisos serão transmitidos no