ALBA concede Comenda 2 de Julho ao deputado federal Baleia Rossi
O Plenário Orlando Spínola e as galerias Paulo Jackson ficaram lotados, na tarde desta quinta-feira (16), na sessão especial que outorgou a Comenda 2 de Julho ao presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o deputado federal Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi (SP). Os principais nomes do partido na Bahia – a exemplo do vice-governador Geraldo Júnior e do presidente de honra do MDB, ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima – tiveram assento na mesa e discursaram para homenagear o correligionário paulistano, que recebeu a maior honraria da Casa, proposta pelo deputado Matheus Ferreira (MDB), ao som de grupos culturais jovens, como uma banda de percussão baiana e uma dupla de hip hop.
Os deputados Raimundinho da JR (PL) e Niltinho (PP) foram escalados pelo proponente da sessão para conduzir o homenageado ao plenário, sob o Hino ao Senhor do Bonfim. Logo após a execução do Hino Nacional, um vídeo exibido no telão fez um apanhado da trajetória de Baleia Rossi, definindo-o como “um municipalista convicto, com atuação efetiva nas áreas da Saúde e de Desenvolvimento Social no Congresso Nacional”. Matheus Ferreira dividiu a direção dos trabalhos com o colega de partido, deputado Rogério Andrade. A solenidade, que foi prestigiada pela deputada Fátima Nunes (PT), reuniu lideranças e políticos de diversos municípios baianos.
“Temos entre nós um homem que dedicou a sua vida inteirinha à melhoria de vida do povo brasileiro e sempre demonstrou muito carinho e preocupação com as causas que envolvem as necessidades do povo baiano”, disse Matheus Ferreira, relatando que foi recebido pelo emedebista, recentemente, em Brasília, que o ajudou a viabilizar agendas, pautas e projetos. Para o proponente, a honraria, que simboliza a data magna da Independência do Brasil na Bahia, “terá lugar no peito de um homem corajoso, que nunca permitiu que o despotismo pudesse reger suas ações”, por fazer parte do “MDB de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, José Sarney, Orestes Quércia, Romero Jucá e Geraldo Júnior”.
ADMIRAÇÃO
Convidado a fazer uso da palavra, o presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, falou da relação de amizade entre suas famílias e da admiração pelo político, destacando sua competência e paciência em escutar – “habilidade que herdou de seu pai, o ex-deputado Wagner Rossi”. Elogiou sua liderança, atribuiu ao político a união do partido no Congresso Nacional e a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República nas últimas eleições.
O vice-governador Geraldo Júnior aproveitou a oportunidade para agradecer aos deputados a aprovação do programa Bahia pela Paz, registrou ações do Governo do Estado no combate à fome e exaltou o papel dos vereadores, de vários municípios representados no evento. Lembrou que ele próprio, a deputada federal Lídice da Mata (PSB), presente no ato, e o homenageado iniciaram a vida política na vereança. “Antes de ser deputado estadual e federal, Baleia Rossi foi vereador por três mandatos em Ribeirão Preto, tendo sido eleito a primeira vez com apenas 20 anos de idade”, registrou o gestor.
Após ser laureado com a Comenda, o presidente Baleia Rossi subiu à tribuna para fazer seu pronunciamento, comparando o fato histórico que encerra a honraria com lutas históricas do MDB na defesa da democracia e da liberdade, como as Diretas Já e a Constituição de 88. Baleia Rossi é o autor da PEC 45/2019, da Reforma Tributária, citada por ele entre as contribuições legislativas dos parlamentares do partido, que comanda três ministérios no atual governo do federal. “Hoje é um dos dias mais especiais da minha vida pública. Saio daqui com a alma incendiada e as baterias recarregadas para fazer mais e melhor pelo Brasil e pela Bahia”, concluiu Baleia Rossi.
A sessão especial também contou com a participação, incluindo assento na mesa, dos secretários estaduais Jonival Lucas (Relações Institucionais), Larissa Gomes Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento) e Davidson Magalhães (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte); dos deputados federais Ricardo Maia (MDB) e Antonio Brito (PSD); do vereador de Salvador Joceval Rodrigues; do presidente estadual da Juventude do MDB, vereador de Planalto, Danilo Campos; do promotor Márcio Fahel, representando o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; do sub-comandante coronel PM Machado, representando o comandante-geral da PMBA, coronel PM Paulo Coutinho; e do coronel BM Roberto Lima, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini.