Bahia

Acervo digital de obras de arte é disponibilizado pelo Legislativo

Quem tem o hábito de navegar pelo site oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em busca de informações sobre o Parlamento, agora tem a oportunidade de conferir todo o acervo digital de obras de arte, catalogado e referenciado por servidores da Escola do Legislativo. Ao todo, 66 telas, doadas por artistas que realizaram exposição no Saguão Cultural Josaphat Marinho, poderão ser contempladas virtualmente através da página. O lançamento faz parte das 15 ações comemorativas pelo aniversário de 15 anos da criação da Escola do Legislativo da ALBA.

Para conferir as produções artísticas, o usuário deverá acessar o site oficial da ALBA, clicar na aba “serviços” no menu principal, e, em seguida, escolher no menu lateral as opções “Escola do Legislativo” e “Acervo de Obras de Arte”. Telas doadas de artistas como Carybé, Rosana Soares Fernandes Primo e Clarissa Mustafá, digitalizadas, acompanhadas por informações tais quais nomes da obra, nome do artista, ano da obra, tipo de técnica utilizada, resgate histórico da exposição do artista à época, assim como a localização do item artístico nos setores espalhados pela sede do Poder Legislativo estadual. Além disso, as imagens das obras podem ser ampliadas a fim de facilitar a contemplação.

Conforme explicou a assistente administrativa da Diretoria da Escola do Legislativo, Maritza Novato, coordenadora de Obras de Arte da ALBA, em que pese as exposições artísticas venham sendo realizadas na Assembleia Legislativa da Bahia desde 2006, somente em 2014, o Parlamento implementou o programa de recepção de doações. Segundo Maritza, o artista que quiser doar obra autoral deve preencher o termo de doação, transferindo a titularidade da posse do bem artístico para o Poder Legislativo. Por outro lado, o setor interessado em se valer da obra doada para decoração, deverá assinar um termo de guarda, se responsabilizando pelo item.

Nós trabalhamos com um regulamento que, entre outras disposições, consta que de livre e espontânea vontade o artista pode doar obras de arte para a ALBA. É importante ressaltar que a doação não é para a Escola do Legislativo, mas sim para a Assembleia Legislativa da Bahia, e fica sob a gestão da Escola do Legislativo. Apesar disso, é possível observar em setores administrativos algumas obras. Para isto, o responsável pelo setor assina um termo de guarda. É dele a responsabilidade de manter a obra segura. Caso não tenha mais interesse que a obra fique no setor, também é de responsabilidade dele devolver à Escola do Legislativo”, explicou.

Segundo a gerente do Departamento de Projetos Especiais, Jéssica Freire, o Acervo Virtual de Obras de Arte, disponibilizado no site da ALBA, é também uma espécie de prestação de contas aos diferentes públicos interessados. “A ideia foi disponibilizar o acervo, composto atualmente por quase 70 obras, para o público interno e também externo à ALBA, bem como para os artistas que doaram seus trabalhos durante a passagem pela Casa Legislativa”, ressaltou.

Para o coordenador geral da Assessoria de Comunicação Social da ALBA, Cláudio Souza, responsável pela implantação da nova funcionalidade no site, ter um acervo torna a página oficial da ALBA mais atrativa. “Sem dúvida, aumenta a atratividade do site da Assembleia Legislativa da Bahia. O lúdico, artístico, chama a atenção do público interno, que já tem o hábito de consultar o site, mas também atrai os olhares do público externo, de quem é apaixonado pela arte”, afirmou.

Para ir ao ar, além do trabalho de Cláudio Souza, o acervo contou com a participação da fotógrafa Sandra Travassos; da servidora Joanita Sales; e dos coordenadores do Programa, Maritza Novato e Aldinho Mendonça, tendo este já realizado uma exposição na ALBA e doado o quadro “Árvores da Barra” para o mencionado acervo.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo