Aberta feira de chocolate e agricultura familiar em Salvador; evento gratuito segue até domingo
Degustação de chocolates de diferentes origens e regiões do Brasil e do mundo, apresentação de pratos ao vivo por chefes renomados, palestras e outras atrações para adultos e crianças fazem parte da programação da Origem Week 2023, feira gourmet que foi oficialmente aberta pelo governador em exercício, Geraldo Júnior, na noite desta quinta-feira (30), no Centro de Convenções, na capital. O evento, que conta com apoio de diversas secretarias estaduais, segue até domingo (2), das 14h às 22h. A entrada é gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado. A programação completa da feira pode ser conferida no site: https://origemweek.com.br/
“Esse evento é de extrema importância para a movimentação da economia no estado. O governador Jerônimo Rodrigues tem estabelecido ações transversais de governo, envolvendo diversas secretarias e órgãos, com o objetivo de valorizar as políticas públicas e movimentar o agronegócio e a agricultura familiar”, afirmou Geraldo.
O governador em exercício ainda reforçou a urgência do combate à fome, destacando parcerias que vêm sendo realizadas em favor do ‘Bahia Sem Fome’. “Não é um programa apenas de governo, é uma causa que deve ser abraçada pela sociedade civil, empresas, eventos e outros setores. Além da campanha de arrecadação e distribuição de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social, teremos outras ações a fim de eliminar esse mal que assola não só a Bahia, mas todo o Brasil”.
Na feira, estão sendo comercializados produtos gourmet, da agricultura familiar, queijos baianos premiados, vinhos, chocolates, cafés e charutos. O evento é uma oportunidade para quem trabalha nos setores da gastronomia, turismo e meio ambiente de conhecer a história das iguarias, a partir de experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, palestras e workshops. Além disso, possui uma seção com a Feira de Artesanato, promovida pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O secretário estadual da Agricultura (Seagri), Wallison Tum, ressaltou o potencial dos produtores baianos e a importância de oferecer espaços para que esses produtos e alimentos sejam experimentados e conhecidos. “Temos que divulgar os nossos produtos, desde o chocolate, a cocada, o licor, a cachaça, entre outros. São iniciativas como esta que o Estado incentiva. Continuaremos desenvolvendo e fortalecendo a agricultura familiar e também o agroturismo. Como o Sul da Bahia, que é bastante conhecido por sua produção, nós temos o Norte, o Oeste e outras regiões. A Bahia tem um potencial enorme para aumentar ainda mais o que já é produzido”.
A Origem Week atrai empresários de vários estados brasileiros com o objetivo de comercializarem os produtos baianos. De acordo com o secretário estadual de Turismo (Setur), Maurício Bacelar, a Feira reúne produtos de origem animal, vegetal e artesanato das 13 zonas turísticas da Bahia. “É uma promoção de todos os destinos do estado. Além disso, proporcionamos uma troca de experiências entre produtores e consumidores”.
A edição deste ano conta, ainda, com a parceria das secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
No Centro de Convenções também acontece, em paralelo, o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) – feira de negócios do setor agropecuário –, com programação que vai também até domingo (2). Este ano, a Seagri, realizadora do evento, se somou à SDR, para promover o Encontro Baiano de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome, dedicado a dar destaque às produções do campo e zonas rurais.
Nesta edição, o Feagri coloca em discussão temas como a Garantia Safra; o Programa Bahia Sem Fome; as ações da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag); além de outros assuntos. No evento, a SDR também apresenta o ‘Balanço e Perspectivas das Políticas Rurais na Bahia’.