“A Bahia vai retomar seu lugar na indústria naval”, afirma Augusto Vasconcelos em audiência

O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, participou nesta terça-feira (18/02) de uma audiência pública para debater a reabertura do Estaleiro Enseada, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento reuniu deputados, representantes da Petrobras e diversas lideranças baianas para discutir os avanços e desafios da retomada das atividades no empreendimento, que já possui 95% das obras concluídas e representa um investimento de R$ 1 bilhão.
A reativação do estaleiro tem o potencial de gerar mais de 10 mil empregos, impulsionando significativamente a economia da região. Durante a audiência, Augusto Vasconcelos enfatizou a importância de ampliar os contratos, retomar a construção de embarcações e plataformas, e garantir oportunidades de trabalho para a população local.
”São quase meio bilhão de reais investidos em qualificação profissional para que a gente possa ampliar as oportunidades de trabalho nessa retomada da Enseada. São 240 vagas no primeiro momento, na área de soldagem da indústria naval, pintura industrial, formação de operários para trabalhar com caldeiras e caldeiraria. Outras oportunidades vão se abrir. Estamos muito esperançosos nessa ampliação. Já tivemos 7 mil empregos formais diretos naquela estrutura e agora temos a esperança de retomar, com compra de equipamentos, formação de bancos de obra e a possibilidade de impulsionar a nossa indústria”, destacou o secretário.
A Setre também está atuando na intermediação de mão de obra, e já cadastrou cerca de 900 trabalhadores na região por meio do SineBahia. Equipes do órgão visitaram comunidades e povoados para mapear profissionais com diversas qualificações, garantindo que a população local tenha acesso às novas oportunidades de emprego.
“Estamos confiantes de que essa parceria beneficiará toda a Bahia. As empresas contarão com profissionais qualificados, e a população terá mais chances de ingressar no mercado de trabalho. Eu tenho certeza de que, nessa parceria, o estado da Bahia sairá ganhando, as empresas sairão ganhando, pois vamos ofertar trabalhadores de qualidade para atuar no empreendimento. Mas quem mais ganhará será a população. Os trabalhadores e as trabalhadoras estão depositando muita esperança nessa retomada.”, concluiu Augusto.