Tecnologia

Salvador recebe Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia

“Uma ocasião para deliberar as novas demandas da atualidade para o setor”. É dessa maneira que a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Adélia Pinheiro, resume a IV Conferência Estadual de CT&I, que será realizada na quinta (5) e sexta-feira (6), das 8h às 18h, no Hotel Fiesta, em Salvador. A entrada é gratuita. 
 
O evento ocorre após a Secti viajar para 11 macroterritórios do estado em busca de entender as necessidades da sociedade contemporânea na esfera que compõe os ecossistemas locais. Agora, os delegados eleitos em diversos municípios baianos, pertencentes ao setor público, acadêmico, empresarial, entidades de representação setorial e sociedade civil, ficarão responsáveis por deliberar o diálogo que busca elaborar a nova política estadual do setor.
 
A titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lembra que a pasta vem trabalhando há meses para esta ocasião. “Preparamos tudo para a culminância das discussões, em todo o estado, para debatermos sobre a nova política estadual de CT&I e aguardamos os delegados dos diversos segmentos. A certeza é que teremos diálogos ricos e deliberações que representarão o ecossistema e os interesses da sociedade e seus atores”, destaca Adélia Pinheiro. Os interessados em comparecer ao evento devem se inscrever no site da Secti, na modalidade participante.
 
O evento foi antecedido por uma série de Conferências Regionais no interior e na capital, quando foi dialogado de maneira integradora com os municípios sobre as necessidades locais de cada território. Outro tema abordado será a preparação para a Sociedade 5.0, tendo em vista que está em vigor a Revolução 4.0 ou produção inteligente, tema em pauta nas etapas regionais e reiterado na etapa estadual, que tem relação com a criação de transformações estruturantes que precisam ser incorporadas para potencializar o desenvolvimento do estado.
 
Temas estratégicos para pesquisas cientificas e tecnológicas, infraestrutura e financiamento de CT&I, assim como difusão de conhecimento e popularização da ciência também serão abordados. Um exemplo dessas novidades que serão anunciadas durante a Conferência se trata do Edital que será lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), destinado a pesquisas de soluções em doenças que acometem a população negra.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo