Em Barreiras, SPM mobiliza diversos setores do comércio, serviços e indústria para inscrições do Selo Lilás
A certificação do Selo Lilás, que é concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a empresas, entidades com e sem fins lucrativos e organizações que promovem a valorização das mulheres no ambiente de trabalho, foi apresentada no município de Barreiras, nesta sexta-feira (31). A atividade foi realizada no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), em parceria da SPM com a CDL e a Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (Aceb).
As inscrições para a segunda edição do Selo Lilás estão abertas até o dia 12 de fevereiro de 2025, por meio dos sites: http://www.selolilas.spm.ba.gov.br e http://www.mulheres.ba.gov.br. A assessora especial da SPM, Daniela Araújo, que representou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o edital e o alcance social da certificação. “O processo de inscrição é bem simples. Basta acessar o site do Selo Lilás e seguir o passo a passo que a plataforma vai indicando. É importante destacar que o Selo Lilás valoriza o compromisso social e o protagonismo das instituições certificadas, por adotarem políticas relacionadas com a igualdade de gênero e a prevenção e o enfrentamento de todas as violências contra as mulheres no ambiente de trabalho”, afirmou.
Polly Oliveira, diretora da Aceb, falou sobre o impacto do Selo Lilás para as empresas. “As mulheres são a maioria da população, estão em todos os âmbitos e precisam ser valorizadas. As empresas que adotarem boas práticas, que fizerem a sua adesão e serem certificadas com o Selo Lilás vão agregar valor às suas marcas e isso acaba sendo um diferencial social, de reconhecimento e valorização da mulher”, afirmou.
Glaucia Cristina, do Comitê de Mulheres da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães (COOPGNP), certificada pelo Selo Lilás, participou do encontro em Barreiras e destacou o significado do Selo para a cooperativa. “Grandes mudanças a gente sentiu com essa certificação. As mulheres se sentiram mais valorizadas, ficaram mais empenhadas, os homens também entenderam que não é uma competição e passaram a valorizar mais o trabalho feminino e o ambiente de trabalho ficou melhor. Só temos a agradecer”, destacou.
Critérios – Para conquistar o Selo Lilás, as empresas devem ter ao menos 30% de mulheres no quadro funcional ou previsão de alcançar esse patamar; implantar políticas de igualdade de gênero e diversidade; promover ações como igualdade salarial entre homens e mulheres; incentivar lideranças femininas e o desenvolvimento profissional; apoiar mulheres trans, negras, indígenas e vulneráveis; flexibilizar a jornada de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes; incentivar a licença maternidade e dar suporte no retorno; e implantar canais de denúncia seguros.
Também participaram do encontro, Zelimar Afonso Castilho, presidenta do Conselho Municipal da Mulher; Marília Rosa Matos, delegada da mulher; Bárbara Mariani, presidenta da OAB no município; Moriá Hummel, secretária municipal da Indústria, Comércio e Serviços; Gislaine Barbosa, secretária municipal de Administração; Geovane Zorzo, presidente da CDL; e Jorlando Neves, presidente da Aceb.
Saiba mais sobre o Selo Lilás, acesse o edital completo no site:http://www.mulheres.ba.gov.br.