Inscrições abertas para o IV Seminário internacional sobre incêndios florestais da Bahia
Previsto para acontecer na próxima semana, em Salvador, o IV Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais, está com as inscrições abertas. O evento faz parte das ações do Bahia Sem Fogo, programa que coordena iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado, e é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Bracell, empresa de produção de celulose solúvel, e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
O objetivo do encontro é promover discussões e aprofundar o conhecimento sobre os incêndios florestais no estado. Com o tema ‘Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais Extremos’, o seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir os impactos das mudanças climáticas e apresentar soluções para mitigar os danos causados pelos incêndios, com foco na descarbonização, proteção da biodiversidade e nas tecnologias mais avançadas para monitoramento e combate a esses desastres.
A programação aborda uma ampla gama de temas, incluindo ações práticas, experiências e estudos científicos desenvolvidos em outros países e estados. Os participantes interessados em ampliar suas experiências curriculares receberão um certificado de conclusão com carga horária de 16h (sendo 8h por dia participado).
O evento acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, no auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB (Centro Administrativo da Bahia). As vagas são limitadas, respeitando a capacidade de ocupação do auditório. Clique aqui e inscreva-se!
Sobre o evento – Realizado desde 2019, o Seminário Internacional sobre Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais faz parte das ações do Bahia Sem Fogo (BSF), um programa que coordena iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado. Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o BSF desempenha um papel essencial na prevenção e combate a incêndios florestais no estado. Em parceria com diversas entidades, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Militar do Governador (CMG), as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab), a Casa Civil, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o programa visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.