Cidades

Procissão Marítima do Senhor do Bonfim revive tradição em Salvador e encanta turistas

Na véspera da Lavagem do Bonfim, a imagem do Senhor Jesus Crucificado seguiu em procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos, nesta quarta-feira (15), e atraiu baianos e turistas, antecipando o clima da grande manifestação do sincretismo religioso, que marca o verão de Salvador. As celebrações têm o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para valorizar as festas populares da Bahia, atraindo mais visitantes.

 “Essa é a maior e mais tradicional festa religiosa da Bahia, que o Governo do Estado sempre apoia, como incentivo para fomentar o turismo religioso baiano, um dos principais atrativos para os turistas ”, declarou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.

A imagem do Senhor do Bonfim seguiu pela Ribeira até ser embarcada num catamarã, na nova Marina da Penha, construída pelo Setur-BA. De lá, ela foi conduzida em procissão até o Farol da Barra, retornando ao Terminal Turístico, no Comércio, para ser levada à Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia, de onde parte o cortejo da Lavagem, nesta quinta-feira (16).

 “Temos grandes expectativas para a festa deste ano e estimamos mais de dois milhões de pessoas no cortejo da Lavagem”, disse o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

 “O Senhor Bom Jesus chegou aqui pelo mar, vindo de Portugal. Então, é muito simbólico o traslado dessa imagem por via marítima para a Conceição da Praia, de onde sairemos para cumprir um rito de fé”, completou o presidente da Irmandade do Bonfim, Marcelo Sacramento.

Os turistas ficaram encantados com a tradição religiosa mantida pelos baianos. “Venho à Bahia há sete anos e sempre vou ao Bonfim pegar esse axé para começar o ano com o pé direito. É a primeira vez que participo da procissão marítima e estou encantada pelo simbolismo que ela traz”, relatou a vice-presidente da escola de samba carioca Império Serrano, Paula Maria Ferreira.

 “Já é a quarta vez que venho a Salvador, mas eu nunca tinha presenciado essa energia. O que eu vi agora, o Nosso Senhor do Bonfim entrando na bela Igreja da Conceição da Praia, foi sensacional. Todos os envolvidos nessa festa estão de parabéns”, elogiou o empresário paulista Marcelo César Loureiro.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo