Em campanha, SPM alerta a sociedade sobre as diversas violências contra as mulheres
Uma campanha com diferentes abordagens está sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com o objetivo de chamar a atenção sobre as diversas formas de violência contra as mulheres, ou seja, violência doméstica, sexual, política, psicológica, moral, obstétrica, patrimonial e importunação sexual. A partir do conceito de que “Toda a violência contra as mulheres deve ser enfrentada”, a campanha enfatiza, através de outdoors, cards nos meios digitais, por exemplo, a importância de se identificar e denunciar os diversos tipos de violência de gênero.
A secretária de política para as mulheres, Neusa Cadore, diz que a proposta é a conscientização sobre os tipos de violência e promover o enfrentamento. “Não podemos mais tolerar nenhum tipo de violência contra as mulheres. E quanto mais falarmos sobre o assunto, sobre como as violências acontecem, mais a sociedade terá consciência e se mobilizará nesse enfretamento, sobretudo, denunciando e apoiando a vítima de alguma maneira. Isso faz toda a diferença e pode salvar vidas. Só seremos capazes de combater todos os tipos de violência reconhecendo cada uma delas e sendo capazes de enfrentar. É fundamental também que as vítimas saibam que não estão sozinhas, que existem recursos e uma rede de enfretamento e apoio”, destacou a secretária.
A campanha alerta que o reconhecimento e a denúncia são passos fundamentais no enfrentamento às violências de gênero. Esclarece, por exemplo, que ameaçar e perseguir é violência psicológica; machucar e agredir é violência física; difamar é violência moral; forçar o ato é violência sexual; barrar acompanhante no parto é violência obstétrica; confiscar dinheiro é violência patrimonial; e que silenciar a voz das mulheres em processo eleitoral é violência política.
Um dos focos é dar visibilidade ao Dique 180, Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia e orienta as mulheres sobre os serviços disponíveis na região onde elas moram e saibam onde buscar ajuda. A SPM também disponibiliza, no portal https://www.ba.gov.br/mulheres/ , a lista de diversos órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com telefone e endereços. Dentre eles estão: Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMS); Salas Elas à Frente da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa Acolhimento; Disque 180; o Disque 190, além do Batalhão Maria da Penha.