Pesquisa de Sátiro Dias aponta Pedrito (PSD), com larga vantagem para disputa eleitoral e com 85% de aprovação
Pesquisa realizada pelo IPAP – Instituto de Pesquisa e Análise Política e divulgada nessa quinta-feira (29) , no município de Sátiro Dias (BA) coloca o atual prefeito Pedrito (PSD) com larga vantagem à frente na disputa pela prefeitura.
O cenário espontâneo aponta o candidato Pedrito com 77,2% seguido do candidato Dinga Dias com 12,9% das intenções de voto e votos brancos e nulos somaram 4,6% e 3,9% não souberam responder.
No cenário estimulado, Pedrito (PSD) obteve 78,7% e Dinga Dias (Republicanos) alcançou 14,2% das intenções de voto, eleitores leitores que optaram por voto branco, nulo ou em nenhum candidato somou 3,7% e 3,5% não souberam responder.
A definição do voto no município alcançou 79% dos eleitores que declararam que a decisão do voto é definitiva e 16,5% ainda podem mudar caso algo aconteça.
No fator rejeição aos candidatos o candidato Dinga Dias (Republicanos) lidera a rejeição com 43,2% de preferência entre os eleitores do município, em segundo lugar, o candidato Pedrito (PSD) obteve 12,9% das rejeições.
Quanto ao alinhamento nacional na disputa eleitoral local, 68,6% dos eleitores preferem que o próximo prefeito de Sátiro Dias seja um aliado do presidente Lula (PT), 12,3% preferem que seja aliado do ex-presidente Bolsonaro (PL) e 13,9% que seja um prefeito.
A pesquisa também testou o cenário de alinhamento estadual e 57,2% dos eleitores preferem um prefeito aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e 20,4% preferem que seja aliado do ex-prefeito ACM Neto (União).
Na avaliação de quem foi o melhor prefeito dos últimos 24 anos em Sátiro Dias, 50,8% dos eleitores escolheram Pedrito (PSD) como o melhor prefeito deste período, em segundo lugar, o ex-prefeito Joaquim Neto com 29,9% das menções e em terceiro Dr. Márcio com 10,6%.
A administração do atual prefeito Pedrito é aprovada por 85,5% dos eleitores e 11,7% desaprovam. Avaliada positivamente (Ótima e boa) por 80,3% dos eleitores, 9,4% avaliam como regular e 8,4% avaliam negativamente a gestão municipal.
Com referência a administração do governador Jerônimo Rodrigues é avaliada positivamente por 55,5%, enquanto 20,4% avaliam como regular e 17,2% avaliam negativamente.
A pesquisa, encomendada pelo Portal Bahia Alerta, foi realizada entre os dias 23 e 26 de agosto de 2024, sob o registro BA–09983/2024. no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram ouvidas 545 eleitores. Nível de confiança: 95% (noventa e cinco por cento) e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatória simples (AAS), é de erro 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos.