Política

Sessões especiais e audiência pública movimentam a ALBA durante a semana

Quatro sessões especiais e, pelo menos, uma audiência pública vão movimentar a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima semana. E a programação já começa segunda-feira (11), às 10h, com a entrega da Comenda 2 de Julho ao empresário Rubén Escartín Baqué, homenagem proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP). A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento a personalidades com serviços prestados à Bahia.

Baqué mora no Brasil desde 2019, liderando o Prima, que desenvolve projetos turísticos hoteleiros e de resorts e imobiliários de primeira e segunda residência. Segundo Salles, o grupo tem investimentos de R$ 1,2 bilhão em incorporação em Salvador, com plano de expansão para os próximos cinco anos. Além disso, segundo o parlamentar, a empresa do homenageado gera cerca de 1.500 empregos.

Na quinta-feira (14) serão realizadas mais duas sessões especiais. A primeira está marcada para começar às 10h e também vai homenagear com a Comenda 2 de Julho um parlamentar da própria ALBA – o deputado Raimundinho da JR (PL). O projeto de resolução foi apresentado pelo deputado Roberto Carlos (PV). Ao justificar a homenagem, ele pontuou que Raimundinho da JR, que também é empresário, idealizou a implantação do “maior polo têxtil da Bahia”, em Dias d’Ávila, com expectativa de gerar mais de 22 mil empregos diretos.

À tarde, a partir das 15h, será realizada outra sessão especial em homenagem ao “Dia da Bíblia”, proposta pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). O Dia da Bíblia é comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro. Com o intuito de lembrar a importância da propagação da “Palavra de Deus” por todo o mundo, Arimateia pretende despertar a reflexão de que a evangelização só é possível através do conhecimento da Bíblia. Na cerimônia, serão homenageados bispos, pastores, levitas, missionários e apóstolos de diferentes denominações cristãs.

Na sexta-feira (15) será entregue mais uma Comenda 2 de Julho ao professor e jurista Thomas Bacellar da Silva, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA). A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo. Bacellar foi o professor mais homenageado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). É doutor em direito pela Ufba, procurador do Estado e por quatro vezes presidiu a seccional baiana da OAB. O professor também foi diretor da faculdade de Direito da UCSal por mais de 30 anos.

Além das sessões, o Legislativo será cenário na próxima semana de, pelo menos, uma audiência pública. Ela está marcada para segunda-feira (dia 11), às 9h, na Sala das Comissões da ALBA, e vai celebrar os “20 anos da SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia”. Na ocasião, também acontecerá a apresentação do programa Bahia Mais Inovadora e dos principais eixos que serão debatidos na 5ª Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo