Política

No 2 de julho, PSB retoma debate sobre nome do Aeroporto

Com um projeto de lei apresentado pelos deputados Lídice da Mata e Joseildo Ramos (PT) para troca do nome do aeroporto para 2 de julho, o PSB desfilou neste domingo (2) com uma faixa defendendo a reposição da data histórica para batizar o terminal. Os militantes da legenda carregaram uma faixa do PL 3223/23 da Lapinha até o Pelourinho.

“Essa é uma data fundamental para o Brasil. Aqui se consolidou a resistência do Nordeste, se consolidou a Independência do Brasil que não ocorreu de fato em 1822, mas apenas nove meses depois em terras baianas, ela havia acontecido apenas para uma parte do país, do Sul e do Sudeste. O Norte e Nordeste ficaram ainda com a presença dos portugueses. Sobre o projeto de lei o objetivo é devolver ao povo da Bahia o direito de manter a sua data magna como referência de chegada em nossa terra. O aeroporto é 2 de julho, os baianos nunca aceitaram esta mudança”, disse a deputada Lídice da Mata.

À época, Domingos Leonelli foi o primeiro parlamentar a se posicionar contra a mudança no nome do aeroporto.

“Logo depois que fizeram aquele absurdo de trocar o nome do aeroporto nós apresentamos quase que imediatamente um projeto pra retomar a antiga nomenclatura. Lembro que isso não foi nem sequer aprovado pelo plenário. Foi aprovada por voto de liderança. Fui um dos poucos deputados da Bahia que não assinou esse requerimento pra dar, trocar o nome do aeroporto Dois de Julho para Luís Eduardo Magalhães, que merecia ser homenageado, mas não com essa homenagem”, disse.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo