LULA RECEBE MEDALHA THOMÉ DE SOUZA DURANTE AGENDA EM SALVADOR
Projeto de resolução que possibilitou a outorga da honraria foi proposto pelo vereador Luiz Carlos Suíca
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu a Medalha Thomé de Souza outorgada pela Câmara durante sua visita à capital baiana na quinta-feira (11). O projeto de resolução que possibilitou a condecoração foi proposto pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT).
A honraria foi concedida durante a agenda de eventos que incluía a abertura das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA) e a assinatura da regulamentação da Lei Paulo Gustavo, que destina R$ 3,8 bilhões para a cultura do país.
Suíca, nesta sexta-feira (12), ressaltou a importância das gestões petistas e do compromisso de Lula com as camadas mais vulneráveis da população, como uma das razões para a concessão da honraria, aprovada em 2017.
“Conseguimos mudar o local da entrega no plenário da Câmara e conferimos a medalha ao presidente Lula. Ele mostrou-se profundamente emocionado com a honraria e assegurou que vai ampliar o apoio ao Nordeste e à Bahia durante seu mandato. Foi um momento de grande relevância, especialmente para o nosso mandato”, declarou Suíca.
O vereador esteve presente nos dois eventos da agenda do presidente e enfatizou a participação da sociedade no processo governamental que discute as prioridades para investimentos e políticas públicas para os próximos quatro anos.
“O PPA participativo é o que faz a diferença. Precisamos ouvir a população”, afirmou Suíca. A regulamentação da Lei Paulo Gustavo também foi destacada, permitindo que estados e municípios já possam apresentar seus planos de ação para ter acesso ao montante de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural no país.
Durante seu discurso na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, um dos principais espaços culturais de Salvador, Lula ressaltou a importância da cultura: “Os cidadãos deste país precisam entender que cultura não é despesa, não é pornografia e não é algo menos importante. Cultura é a nossa forma de expressão, de comer, de dançar, de andar, de cantar, de pintar, de fazer o que sabemos fazer. Cultura significa emprego, milhões de oportunidades para quem precisa se alimentar e viver”.