A Prefeitura Municipal de Itapetinga, acaba de dar publicidade quanto a aquisição de uma unidade móvel de assistência odontológica.
A princípio, o projeto tem como pilares de atuação, prestar uma assistência com maior eficiência para pessoas que precisam de uma maior atenção do poder público na área de saúde bucal, exames, tratamentos, além de criar uma alternativa de assistência para quem tem dificuldades com relação a mobilidade.
A unidade é fruto de emenda parlamentar, viabilizada através do ex-Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM). Segunda informações a unidade móvel conta com equipamentos avançados, de última geração.
Entretanto esta é a parte mais fácil, o grande desafio é prestar um serviço que não seja somente mais uma modalidade para “machucar” o cidadão que venha precisar deste tipo de assistência, através de modelos arcaicos que subjugam os usuários a condições bruscas e desnecessárias, como por exemplo as velhas formações de filas para adquirir uma senha de agendamento, para posteriormente coloca-los novamente pra enfrentar outra fila de espera para o atendimento.
A chegada do equipamento só será eficaz, se a Secretaria de Saúde aliar a isto, um atendimento respeitoso e humanizado. Porque até aqui o termo “humanizado” não passa de uma palavra bonita que não tem conexão alguma com a realidade vivida por quem necessita de assistência do sistema de saúde do município.
Equipamento público só é bem visto pela população, se o trato for respeitoso para com aqueles que venham a utiliza-lo.