ITAPETINGA: PREFEITURA X FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA
Com a aproximação do pleito de 2020, inicia-se uma espécie de vale tudo, onde o objetivo é desgastar e se possível “eliminar” possíveis adversários da disputa
Esta bastante claro que uma “guerra fria” esta acontecendo neste momento em Itapetinga. De um lado a Prefeitura, do outro lado a Fundação José Silveira.
Dito isto façamos aqui uma análise do que está por traz desta cortina de fumaça. Ao final desta matéria ficará bastante claro quem é o principal prejudicado com tudo isso, vamos ver se antes de eu dizer, (o que farei ao final), alguém descobre de quem se trata.
Troca de acusações
Se de um lado a Fundação José Silveira quase que constantemente sofre com atrasos de repasse de verba oriundo do convênio existente entre as partes voltado para atendimento da população, por outro lado a Prefeitura não falta com a verdade, quando em nota se isenta de questões que são de total responsabilidade da Fundação José Silveira.
Em nota de esclarecimento, a gestão municipal alega não ter poder de interferência em assuntos como contratações, atendimento ao público e procedimentos internos do hospital.
Confesso que não entendi a razão pelo qual foi necessário esse esclarecimento, enviei uma pergunta para um membro da ASCOM da Prefeitura, solicitando esclarecimentos com relação ao termo utilizado na nota, onde diz: “citado anteriormente”, haja visto a colocação tenha sido global nos temas tratado pela nota, porém, não houve um retorno quanto ao meu questionamento. Pelo menos para mim ficou bastante evasivo o exposto na nota, uma vez que não é tratado com clareza o que seria esse “citado anteriormente”
Por outro lado a Fundação José Silveira tem suas razões quanto ao repasse das verbas por parte da Prefeitura, que quase nunca é paga em tempo e hora, respeitando o que diz o convênio celebrado entre as partes.
O X da questão
Agora vou entrar no desdobramento final desta matéria dizendo o seguinte: O abismo que está se criando entre Prefeitura e Fundação, não se dá em campo administrativo, ele está no campo político. Estamos cada vez mais perto da reeleição e está muito claro que os “blogueiros do Prefeito” juntamente com outros setores da administração estão se movimentando para trazer fatos ou factoides com a finalidade única de desgastar a imagem da instituição hospitalar.
A possibilidade do grupo encabeçado pelo Deputado Federal Antônio Brito, apresentar um nome para disputa da Prefeitura, representa grande ameaça a manutenção do mandato do atual Prefeito na disputa a reeleição. Embora a maquina não possa ser subestimada é evidente que Rodrigo está com sua popularidade muito abaixo do que ele queira aceitar.
Enfim, a Prefeitura não tem sido modelo algum no que diz respeito a transparência de seus atos, por outro lado a Fundação José Silveira comete o mesmo erro.
No meio do tiroteio está a população
Mesmo com muitos questionamentos, denúncias e insatisfação, a verdade é que a Fundação José Silveira é a única instituição hospitalar em atividade no município e no meio deste tiroteio, de troca de acusações e interesse em eliminar possíveis adversários na disputa do próximo pleito o Prefeito esquece que no meio disso tudo existe uma população que tem carências e necessidades no tocante a saúde pública.
Resumindo e concluindo
Na pratica caro leitor (a), o que temos aqui é mais um caso onde o “sujo quer falar do mal lavado”, nada mais além disso. Por traz disso tudo existem na verdade interesses que por parte de alguns eu diria que não são nada ortodoxos.