ITAPETINGA: QUEM MERECERIA O TÍTULO DE IRRESPONSÁVEL? NÃO SERIA AQUELE QUE PASSASSE UM CHEQUE EM BRANCO?
Cheque em branco, é exatamente isso meu caro leitor, este projeto de Zona Especial de Estacionamento, caso fosse aprovado seria danosa para população Itapetinguense, o que me traz esta certeza é a falta de lisura por parte do gabinete do prefeito no envio de um projeto que não traz informações básicas de funcionamento como:
- Quais seriam as ruas da cidade onde passaria a ser realizado a cobrança de tarifa de estacionamento
- Horário de funcionamento
- Tarifa hora pela utilização da vaga de estacionamento
Sem estas informações qualquer vereador que aprove tal projeto não tem nenhum tipo de comprometimento com a população, tais vereadores estão a serviço do Prefeito e de seus próprios interesses.
Na edição de hoje do programa Café no Bule, recebi os vereadores: Marcio Piu, Gilmar Piritiba, Valdeir Chagas e Romildo Teixeira, estes vereadores votaram contra o projeto e no programa apresentaram os motivos pelos quais votaram contra a implantação. Os motivos estão relacionados com os pontos destacados acima.
Os vereadores foram unânimes em dizer que não são contra a instalação do “Zona Azul”, eles se recusaram a votar favorável pela deficiência apresentada no texto do projeto, que nada mais é do que um cheque em branco. Uma vez aprovado da forma como tramitou na Câmara a tarifa estipulada poderia ser de qualquer valor que a empresa vencedora quisesse cobrar, dois, cinco ou até mesmo dez reais por exemplo, uma vez que o texto do projeto em momento algum é cita qual seria o valor cobrado pela utilização de uma vaga no “Zona Azul”
Os projetos de lei dos anos de 1989 e 2011, traziam essas informações, entretanto no projeto enviado pelo gabinete do Prefeito Rodrigo Hagge nenhum detalhe dessa natureza foi incorporado ao texto do projeto.
A única informação do projeto é que, uma vez aprovado a concessão seria no período de 10 há 20 anos de exploração pela empresa vencedora no processo licitatório.
Outra questão importante foi destacada pelo vereador Romildo Teixeira, segundo ele, processos licitatórios estariam acontecendo com aquilo que chamamos de “carta marcada”, ou seja o processo aconteceria já com uma empresa apontada como vencedora antes mesmo do pregão para tomada de preços.
Outro detalhe a ser observado; no projeto de 2011 os beneficiados com as vagas de emprego gerados pelo “Zona Azul”, eram destinadas a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Uma oportunidade de primeiro emprego para muitos, no projeto do prefeito, quem iria explorar essas vagas seria uma empresa que a princípio não teria nenhum tipo de compromisso social com município.
Cabe a você cidadão pesar na balança e dar o seu veredito, afinal de contas, na sua opinião quem foram os inimigos do povo nesse episódio?
Os vereadores que aprovaram um projeto sem ao menos saber o valor que seria cobrado, e quais ruas seriam inseridas no Zona Azul?
Vereadores que aprovaram o projeto mesmo sem detalhes importantes para tal aprovação:
- Sargento Alberto (PP)
- José Antunes (PSC)
- Nailton Negreiro (PRB)
- Jair Salões (MDB)
- João de Deus (MDB)
- Anderson da Nova (DEM)
- Fabiano Bahia (DEM)
- Naara Duarte (DEM)
Veradores que votaram contra o projeto por falta de informações concretas no texto do enviado pelo executivo:
- Marcio Piu (PSC)
- Gilmar Piritiba (PSD)
- Valdeir Chagas (PDT)
- Romildo Teixeira (PSL)
Caso o projeto fosse aprovado da forma vergonhosa como foi apresentado, o que o vereador iria dizer caso você cobrasse dele uma explicação na hipótese de uma tarifa abusiva fosse aplicada?
Diante de um quadro de desemprego e quebradeira como estamos vivendo, quem na sua opinião agiu com coerência e defendeu seus direitos como eleitor?