ELEIÇÕES 2018: REDES SOCIAIS SERÃO GRANDE FONTE DE CAPTAÇÃO DE VOTOS NESSAS ELEIÇÕES
Marina Silva é campeã de seguidores no Twitter, mesmo sem lançar candidatura Joaquim Barbosa dispara nas pesquisas e “bomba” entre os internautas.
As redes sociais serão novamente a grande sensação das eleições para presidente da República que acontecem em todo o Brasil no mês de outubro deste ano. E o Twitter é a vedete, a bola da vez, a ferramenta que os pré-candidatos escolheram para se dialogar com a sociedade e, principalmente como os seus eleitores.
Dos 17 pré-candidatos lançados pelos seus partidos e que estão na corrida sucessória do presidente Michel Temer – que ainda não definiu se é candidato à reeleição – a maioria criou uma página no Twitter.
Eles usam seus perfis para propagar ideias e pontos do seu Plano de governo; divulgar caminhadas, visitas, ações e eventos da campanha; e se posicionarem sobre determinados temas das da cena/cotidiano política, econômica e social do País.
A campeã
A pré-candidata pelo partido rede Sustentabilidade, Marina Silva, é a campeã de seguidores no Twitter, entre os presidenciáveis, tendo quase 2 milhões de seguidores.
Natural do Acre, ela vai disputar pela terceira vez a Presidência da República. Nas outras duas eleições em que concorreu, surpreendeu e ficou em 3º lugar.
O deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), pré-candidato pelo PSL, vem em segundo lugar, com 1.149.911 seguidores no Twitter.
O ex-governador de São Paulo e pré-candidato pelo PSDB, Geraldo Alckmin, aparece e terceiro lugar, com 994.793 seguidores no seu perfil no Twitter
A surpresa
A surpresa nesse período pré-eleitoral é o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que se filiou em abril ao PSB.
Mesmo ainda não tendo se lançado pré-candidato à Presidência da República, ele já apareceu na primeira pesquisa feita após a sua filiação, com 10% das intenções de votos. E tem o quarto maior número de seguidores no Twitter: 574.760
A esquerda
Outras surpresas nas redes sociais é o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTT) e pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, que tem como vice a indígenas do Maranhão, Sonia Guajajaras.
Boulos tem 48.113 no Twitter, mais que o ex-ministro da fazenda, Henrique Meireles, pré-candidato pelo MDB, e que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pré-candidato pelo DEM.
A deputada estadual do Rio Grande do Sul, Daniela D´Ávila, lançada pelo PCdoB, em novembro do ano passado, está entre os presidenciáveis que ainda não criaram páginas no Twitter. Porém, usam outras redes sociais para dialogar com a sociedade, como o Facebook.
PRESIDENCIÁVEIS NO TWITTER
Marina Silva
Pré-candidata à Presidência. Professora de história, senadora pelo Acre (1995-2011), ex-ministra do Meio Ambiente.
Seguidores. 1.916.406
Jair Bolsonaro
@jairbolsonaro
Capitão do Exército Brasileiro, Deputado Federal eleito pelo RJ. Info: 21-38142118
Seguidores: 1.149.911
Geraldo Alckmin
@geraldoalckmin
Quatro vezes governador do Estado de São Paulo. Pré-candidato à Presidência do Brasil.
Seguidores: 994.793
Joaquim Barbosa
@joaquimboficial
Advogado. Ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal/Attorney-at-law. Former Associate Justice and Chief Justice, Supreme Court of Brazil.
Seguidores: 574.760
Ciro Gomes
Pai de 4 filhos, avô, já foi deputado, prefeito, governador e ministro. Com 38 anos de vida pública, é pré-candidato a presidente do Brasil.
Seguidores: 149.517 mil
Guilherme Boulos
Pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL nas eleições de 2018 e coordenador nacional do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
Seguidores: 48.113
Henrique Meirelles
Ex-ministro da Fazenda e pré-candidato pelo MDB
Seguidores: 44.743
Rodrigo Maia
Presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato pelo DEM
Seguidores: 40.554
Fernando Collor de Melo
(Ex-presidente da República e pré-candidato pelo PTC)
Seguidores: 28.301
Flávio Rocha
(Empresário. Dono do Grupo Riachuelo e pré-candidato pelo PRB
Seguidores: 24.932
Guilherme Afif
Presidente do Sebrae Nacional. Presidente da Fundação Espaço Democrático e pré-candidato pelo PSD
Seguidores: 9.365