JOAQUIM BARBOSA: “UM BOM NOME PARA MUDAR O BRASIL” DIZ SENADOR VALADARES
O senador do PSB-SE avalia como positivo a candidatura do ex-ministro do STF à presidência da República.
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), publicou na sua conta no Twitter, que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, é “um bom candidato pra mudar o Brasil”.
“Ex-presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa esteve no PSB, quando discorreu sobre a realidade brasileira, apontando alternativas viáveis para a solução de nossos problemas na política e na economia. Mostrou sensibilidade com o social. Um bom candidato pra mudar o Brasil”, escreveu o senador sergipano.
Núcleo eleitoral
Valadares é um dos membros do núcleo eleitoral do PSB, que na tarde da última quinta-feira, 19, teve a sua primeira conversa o com o ex-ministro, após a sua filiação no partido, ocorrido no último dia 6.
Integram ainda a núcleo eleitoral do PSB os cinco governadores socialistas: Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Márcio França (São Paulo) e Daniel Pereira (Roraima); o presidente do partido, Carlos Siqueira (PE); o vice-presidente, Beto Albuquerque (RS); o secretário-geral e presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande (ES), e os líderes na Câmara (deputado Júlio Delgado/MG) e no Senado.
Deste, apenas o governador de Roraima não compareceu ao encontro. Da reunião de quinta participou, ainda, o prefeito de Recife, Geraldo Julio.
Entusiasmo
Antônio Carlos Valadares demonstrou ânimo e entusiasmo com a possibilidade de o ex-ministro Joaquim Barbosa sair candidato à Presidência da República pelo partido.
O deputado Júlio Delgado (MG), líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados, também mostrou entusiasmo com a possível candidatura de Barbosa pelo PSB.
Desde que o resultado do julgamento do STF, início deste mês, que negou o habeas corpus para Lula – e a possibilidade do petista não concorrer, o deputado mineiro vem avaliando Barbosa “atrai muitos votos do centro e esquerda”.
Pesquisa
Segundo ele, a negativa do habeas corpus de Lula pela STF “não altera em nada o nosso projeto” de candidatura própria à Presidência. “Mas Joaquim pega voto de quase todos os candidatos. Muitos do Lula, é verdade, por causa da origem e da trajetória”, disse.
Uma prova, foi a pesquisa do Datafolha publicada na semana passada, onde o ex-ministro apareceu de forma surpreendente em 3º lugar, com 10% das intenções de votos, mesmo sem ter ainda definido se é ou não candidato ao Planalto, ficando à frente de Geraldo Alckmin e empatado com Marina Silva. Em outra pesquisa realizada, Joaquim Barbosa já aparece em segundo lugar, atrás de Jair Bolsonaro do PSL.