Cidades

Salvador – Hemóvel estará no Shopping Itaigara de 16 a 20 de janeiro

Na próxima semana, de 16 a 20 de janeiro, o Hemóvel atenderá os voluntários à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea no Shopping Itaigara, das 8h às 17h, em Salvador. A unidade de coleta externa da Fundação Hemoba tem uma capacidade média de atendimento de 50 bolsas ao dia, promovendo e facilitando o ato de doar para suprir a demanda das unidades hospitalares do estado.  

São várias situações em que as pessoas necessitam da transfusão, como quando sofrem lesões graves, se submetem à cirurgia e estão recebendo tratamento contra câncer ou outras doenças, tipo a anemia falciforme. No momento, há uma necessidade maior para os tipos sanguíneo A-, B+, O- e O+. Neste período de férias escolares e das viagens de férias, há uma queda no número de doadores, influenciando no nível baixo do estoque de sangue. 

Horário de atendimento

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. Nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://www.hemoba.ba.gov.br/

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo