Política
Assembleia lançará site em comemoração pelos 200 anos da Independência da Bahia
O ano de 2023 será marcado pelas comemorações do bicentenário da Independência da Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823 após as forças portuguesas serem derrotadas em solo baiano, fato que consolidou a libertação do Brasil do domínio de Portugal. Na Assembleia Legislativa (ALBA), um grupo de pesquisadores se debruçou sobre documentos relacionados ao período de lutas e o resultado será publicado no portal da Casa em uma página especial.
O site será lançado ainda na primeira quinzena deste mês de dezembro e reunirá textos referentes à Batalha de Pirajá, decisiva para a derrota das forças lusitanas, à produção legislativa da época e à Independência da Bahia de forma geral. Além disso, o espaço virtual reunirá a composição do Legislativo no período e terá fotos dos parlamentares da província.
De acordo com Geraldo Mascarenhas, diretor parlamentar da ALBA, a pesquisa sobre a Independência da Bahia foi inspirada no trabalho realizado para produção do livro Bahia de Todos os Fatos, onde foram retratados os primeiros 102 anos de república do Brasil. “Agora, o grupo de pesquisadores do Departamento de Pesquisa se debruçou sobre esse trabalho de grande envergadura e que tem mostrado muitos resultados. É um esforço da ALBA em resgatar para a sociedade fatos históricos que muitas vezes foram relegados ao plano secundário. Isso é importante porque a independência se consolidou realmente na Bahia. Foi aqui que o último reduto de portugueses foi derrotado”, relembrou.
Mascarenhas ainda revelou que todo o conteúdo elaborado para o site poderá ser disponibilizado em um livro. “Vamos sugerir que esse trabalho de pesquisa seja convertido para um livro para publicação pela Assembleia Legislativa. Temos um material muito rico feito por três pesquisadores da área de história. Foramencontrados documentos relacionados ao Legislativo que não se tinha conhecimento”, explicou o diretor.
A gerente do Departamento de Pesquisa da ALBA, Arlete Neiva, também destacou a qualidade do conteúdo produzido para a comemoração do bicentenário da independência do Brasil na Bahia. “É um relevante material para estudo de base para essa geração e para as que virão. Essa ação demonstra nosso compromisso com a história, e o nosso departamento tem como foco a pesquisa histórica. Assim, não poderíamos deixar essa data passar sem um trabalho especial. É uma data de grande relevância não só para a Assembleia, mas para toda a sociedade baiana”, contextualizou. Ainda segundo a gerente, está em curso o planejamento para criação de uma biblioteca dentro do departamento com obras do período da independência.
TRABALHO CONJUNTO
A produção do conteúdo para publicação no site comemorativo teve o engajamento de servidores de vários setores da ALBA. Além dos colaboradores do Departamento de Pesquisa, a gerente Arlete Neiva frisou a participação da Assessoria de Comunicação, por meio do servidor Cláudio Souza; do Memorial, com Cláudio Oliveira; da Segurança; e da Coordenação de Anais. O trabalho teve o apoio da Presidência da Casa, comandada pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), das superintendências de Assuntos Parlamentares, dirigida por Breno Valadares, e Recursos Humanos, liderada por Francisco Raposo, além da Diretoria Parlamentar, sob a direção de Geraldo Mascarenhas.