Cultura
Salvador – Zel Torres apresenta 13 obras no Espaço Cultural Josaphat Marinho
O Espaço Cultural Josaphat Marinho exibe, durante toda esta semana, mais uma exposição artística, desta vez apresentando o trabalho de Zel Torres. São 13 peças confeccionadas em papel que seguem a escola de Arte Francesa, uma técnica artesanal em que uma imagem plana, geralmente em papel, é modificada para ter relevos e aparentar profundidade e perspectiva, produzindo, ao final, uma imagem tridimensional.
Há 15 anos trabalhando com esta técnica, Zel Torres normalmente adquire as matrizes de fornecedor especializado, mas também capta imagens a serem trabalhadas na internet, de maneira a atender o gosto dos clientes, que podem selecionar a imagem desejada. Habitualmente, a obra final é composta por uma média de seis camadas de papel sobrepostas, que conferem à imagem a sensação 3D.
As 13 obras expostas na Assembleia Legislativa são representações de casarios, futebol, orixás e imagens católicas, que variam entre 40cm e 90 cm, com valores oscilando entre R$ 350,00 e R$950,00. Após a seleção da imagem, Zel as recorta, cola uma sobre a outra, num trabalho que dura de dois a cinco dias a depender da complexidade do quadro a ser montado. Após este trabalho meticuloso e artesanal, ela leva a peça para emoldurar. “É o que encarece o quadro”, informa a artista.
A exposição de Zel Torres conta com a habitual coordenação do também artista plástico Aldinho Mendonça e de Maritza Novato, da Escola do Legislativo.