Poder Legislativo celebra os 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) celebrou, em sessão especial na tarde desta terça-feira (17), os 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), reunindo educadores, gestores, políticos, autoridades, lideranças sindicais e de movimentos sociais, em cerimônia que também premiou participantes com a Comenda Anísio Teixeira. A honraria – especialmente alusiva à data – conferiu reconhecimento àqueles que se distinguiram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da educação da Bahia, entre eles o próprio proponente da sessão, o deputado Zé Raimundo (PT).
Conforme pontuou o parlamentar, o tributo na ALBA ao 180º aniversário do órgão faz parte do calendário de atividades do ano comemorativo, que vai de maio de 2022 até maio de 2023. Zé Raimundo, que é professor doutor em História, ressaltou a importância de se valorizar as efemérides em todos os lugares do mundo, dizendo-se honrado em propor a homenagem ao CEE/BA, “o mais antigo do Brasil”. Durante a sessão, foram exibidos vídeos com trechos do evento, de maio desse ano, no Teatro Castro Alves, além de uma breve entrevista com o artista plástico Billy Oliveira, responsável pela peça da comenda, que é entalhada à mão, em madeira de jaqueira, com a imagem do educador Anísio Teixeira.
O presidente e o vice-presidente do CEE/BA, respectivamente Paulo Nacif e Roberto Pires, citaram, entre personalidades importantes em momentos distintos da história do conselho, o jurista Rui Barbosa, os professores Luiz Rogério de Souza, Edivaldo Boaventura, Germano Tabacoff, Luiz Felippe Serpa, Rômulo Galvão, Rogério Vargens, Iraci Picanço, Ana Maria Silva Teixeira, Nadja Valverde Viana, Renée Albagli, entre outros. Segundo os dirigentes, os servidores e conselheiros do CEE/BA já visitaram, pelo menos, 20 municípios que são sede de territórios de identidade da Bahia, realizando as “noites da educação territoriais”. Ambos receberam a Comenda Anísio Teixeira.
Também foram agraciados o secretário estadual de Educação, Danilo Souza; o deputado federal Waldenor Pereira (PT); a conselheira decana do CEE/BA, Ester Figueiredo; a presidente da Comissão de Educação da ALBA, deputada Fabíola Mansur (PSB); e os diretores de núcleos territoriais de educação Deusdete Gomes (Ribeira do Pombal), Josélia Maria dos Santos (Valença), Marcos Pires (Paulo Afonso), Nívea Mairi (Ipirá) e Leninha Vila Nova (Itabuna).
Também homenageados, algumas autoridades não puderam comparecer para receber a comenda. Foi o caso do promotor Adalvo Nunes, que está à frente do Centro de Apoio Operacional de Defesa Da Educação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA); da conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Carolina Costa; e do ex-deputado estadual e ex-conselheiro aposentado do TCE, professor Zilton Rocha. Fizeram ainda parte da mesa dos trabalhos, o promotor de justiça Adriano Marques, que representou o colega Adalvo Nunes; a deputada Fátima Nunes (PT) e o deputado Rosemberg Pinto (PT); a reitora da Uneb Adriana Marmori; o ex-deputado Álvaro Gomes, representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia; e o supervisor escolar tenente-coronel Genebaldo Gomes, representando o Colégio Militar de Salvador.