Carnaval 2019
Olodum completa quatro décadas, trazendo o tema ‘As Duas Histórias
“Olodum alegria cidade a cantar Salvador”. Quem foi ao Pelourinho na tarde desta sexta-feira (1º) e participou da saída de um dos blocos afro mais tradicionais da capital, conferiu de perto a verdade desse verso. O evento marcou a abertura oficial da folia no Circuito Batatinha (Pelourinho).
Em 2019, o Olodum completa quatro décadas, trazendo o tema ‘As Duas Histórias: O Perfume das Rosas – Olodum 40 Anos’, e o compromisso de passar mensagens de paz aos foliões que forem atrás do grupo percussivo, durante o Carnaval. “Através do Olodum, a cultura afro e nossa luta por igualdade chegaram a 89 países do mundo. O apoio do Governo é fundamental para o Carnaval, e também para a Femadum, para a escola, o ano inteiro”, ressaltou o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues.
O baiano Edilson Ferreira vai atrás do Olodum há muito tempo e trouxe a esposa, a paraense Alda Figueiredo, para curtir o bloco afro pela primeira vez. “Eu estou morando em Belém, mas precisava trazer Alda para sentir essa energia. Quando os tambores do Olodum tocam, a gente sente no coração”, revelou.
Nascida em Paulo Afonso, a funcionária Erika Caçula atualmente mora em Rondônia e trouxe toda a família para ver o Olodum passar. “É mágico. Basta a música começar que um arrepio toma todo o corpo. O Olodum é bom demais”.
Este ano, o Bloco Olodum desfila nos três circuitos oficiais da folia. Após a saída no Pelourinho, ainda nesta sexta (1º), às 20h, o manto amarelo, verde, vermelho e preto desfilará pelo Circuito Osmar, no Campo Grande. No domingo (3), será a vez dos foliões que estarão na Barra, no Circuito Dodô, curtirem os grandes sucessos da banda.
Repórter: Renata Preza Fotos: Manu Dias/GOVBA
Repórter: Renata Preza Fotos: Manu Dias/GOVBA