Bolsonaro é candidato mais citado em bolhas contrárias ao seu discurso
Ranking criado pela Cortex mostra relevância digital dos candidatos à presidência e o quanto seus discursos estão repercutindo nas bolhas ideológicas
O índice de relevância dos presidenciáveis nas mídias digitais criado pela Cortex, empresa líder em inteligência de dados na América Latina, mostrou que Jair Bolsonaro é o candidato que apresenta melhor desempenho quantitativo, sendo mais citado que seus adversários nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Entretanto, uma análise qualitativa indica que o atual presidente tem mais menções na bolha progressista, que é contrária ao seu discurso, o que mostra uma rejeição.
A sétima edição do índice monitorou os quatro principais presidenciáveis: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet, de 1º a 10 de agosto. O levantamento mostra que Lula segue em segundo lugar, atrás do atual presidente Bolsonaro, com uma diferença de 2,9 pontos. Porém, em análise qualitativa, Lula tem mais menções ao seu nome na bolha progressista, a mesma em que está sua audiência, o que é positivo a ele.
Ciro Gomes, em terceiro lugar no ranking, não conseguiu ultrapassar Lula e Bolsonaro em nenhum momento do período analisado. O candidato, que concorre pelo PDT, apresenta um pequeno desvio de audiência, sendo citado pela bolha conservadora. Já Simone Tebet, em último lugar, também apresenta um pequeno desvio de audiência, sendo citada por progressistas, enquanto seu público está na bolha de centro.
A tecnologia desenvolvida pela Cortex é a única capaz de monitorar tendências na mídia, bolhas de influência e mensurar, por meio de uma pontuação, a relevância nas mídias digitais. Desde janeiro, o indicador vem sendo aplicado para mensurar também a relevância digital dos presidenciáveis.
Sobre a Cortex – A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma parte de dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno das ações, comparação com concorrentes e reputação segmentada por assuntos estratégicos. A solução é a única capaz de monitorar tendências de mídia, bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.