Com objetivo de orientar, sensibilizar e conscientizar a população quanto ao descarte correto dos resíduos, equipes de educação ambiental da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciam neste sábado (26), às 9h, na praia da Barra, a operação “A onda é preservar; Praia boa é praia limpa”. Até o mês de fevereiro, a ação passará por mais 13 praias: Patamares/Jaguaribe, Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Mares, São Tomé de Paripe, Tubarão, Amaralina, Paciência, Piatã, Canta Galo, Ribeira, Boa Viagem e Itapuã.
Durante a operação, que acontecerá tanto na faixa de areia quanto nas calçadas, os banhistas e comerciantes serão abordados e instruídos sobre a melhor forma de descarte dos resíduos. Será montado um stand chamado “Espaço Sustentabilidade”, onde haverá demonstração dos resíduos colhidos na praia, orientações sobre esse descarte, além da presença do mascote da Limpurb.
Serão distribuídas sacolas biodegradáveis, canudos de macarrão 100% biodegradável (para substituir o canudo de plástico), além da distribuição de sacolas para descarte de resíduos em carros. Placas temáticas e um instagram móvel – moldura usada para as pessoas tirarem fotos e divulgarem nas suas redes sociais, contribuindo para o crescimento do alcance da campanha –, também farão parte da ação.
Como forma de chamar ainda mais atenção para esse assunto tão importante, será instalado um grande coletor em formato de peixe, o “Coletor Peixe”, com a frase “Olha o que acontece quando você deixa seu lixo na praia”, além de painéis em formatos de mobile com informações sobre o lixo encontrado na praia, galeria de fotos e amostra de lixeiras feitas de garrafas PETs.
Coleta – A Limpurb registra uma média 44,71 toneladas por dia de resíduos coletados nas praias do município. A atividade de limpeza de praia é realizada com frequência diária, no período diurno e noturno. Nos finais de semana, no entanto, a operação de limpeza é reforçada, contando com 250 profissionais em locais com maior volume de resíduos, a exemplo de Patamares, Piatã e Itapuã.
Foto: Bruno Concha/Secom