Política
Deputado Angelo Almeida propõe a criação do Programa Agente Jovem Ambiental
Projeto apresentado pelo deputado Angelo Almeida (PSB) na Assembleia Legislativa institui o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) na Bahia. Com o objetivo de criar instrumentos que fomentem a inclusão social e ambiental de jovens em situação de vulnerabilidade social, o programa vai oferecer capacitação para esse segmento da população.
Segundo o deputado, através do AJA, os jovens vão desenvolver atividades voltadas à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, auxiliando na recuperação de áreas degradadas e apoiando a gestão das unidades de preservação.
“O programa Agente Jovem Ambiental buscará qualificar esses jovens para que, depois de formados, possam atuar e participar de ações socioambientais em suas comunidades”, explicou Angelo Almeida, ao justificar a proposta.
Ele acrescentou que será muito mais que a transmissão de conhecimento e de educação ambiental. “É a fomentação da socialização em diversos espaços, nos mais diversos contextos, considerando-se a cultura e as especificidades de cada região, vez que utilizam se os jovens da própria comunidade para a execução do programa”, explicou. O parlamentar pontuou ainda que o programa já está sendo implementado nos estados do Maranhão e do Ceará, manifestando-se essencial para que as ações de educação ambiental sejam municipalizadas.
De acordo com ele, no Maranhão, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu dar posse a todos os 2 mil jovens que atuarão nos 217 municípios do estado nordestino, que atuarão em suas respectivas comunidades.
“Conforme posto pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, o pioneirismo do programa está justamente no protagonismo juvenil”, observou.