Herzem Gusmão vai se comunicar por gestos ou sinais em cerimônia de posse
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), vai se comunicar por gestos ou sinais durante sua cerimônia de posse, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (8). A cerimônia será híbrida, presencial e remota, para que o gestor participe da sessão — ele está internado há mais de 15 dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Gusmão foi acometido por complicações decorrentes da Covid-19 e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Por conta dos aparelhos respiratórios, ele não poderá conversar e, então, será necessário se expressar com gestos. A informação foi repassada pelo procurador-jurídico da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Wagner Santos Alves Dias, que explicou a situação em entrevista ao programa Agito Geral da Rádio UP. A entrevista foi reproduzida pelo Blog do Anderson.
“Temos a soberania da Câmara Municipal pra deliberar sobre matérias como essa. (…) Ele [o processo] tem pleno amparo legal”, defendeu Dias, ao pontuar que, se o Legislativo tem competência para deliberar sobre a eleição, também pode definir sobre um processo de menor importância.
O Bahia Notícias procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal para atualizar o estado de saúde do prefeito, mas recebeu como resposta o boletim de quarta-feira (6). Na mensagem, o filho do prefeito, o médico Danilo Gusmão, relata que seu pai tem tido avanços na recuperação e demonstrou redução do processo inflamatório pulmonar (veja aqui). Ainda não há, no entanto, previsão de alta.
Enquanto isso, a cidade está sob o comando temporário da vice-prefeita Ana Sheila Lemos (DEM). Ela foi empossada junto com os vereadores, em cerimônia tradicional, no dia 1º de janeiro.
Fonte:bahia noticias