Política
Veja o que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA),

O horário do pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dessa terça-feira (13), foi estendido para contemplar a fala de todos os oradores inscritos. Durante os trabalhos, conduzidos pela presidente do Parlamento baiano, deputada Ivana Bastos, os parlamentares saudaram a presença dos servidores do Judiciário, que ocupavam as galerias Paulo Jackson, mobilizados pela aprovação do projeto de plano de cargos e vencimentos da categoria.
Robinho (UB) voltou a lamentar a situação da segurança pública na Bahia, citando números do Atlas da Violência 2025 em que o estado registra o maior número de homicídios do Brasil, comparando com números do Rio de Janeiro. O deputado criticou ainda os dois projetos do Executivo na pauta, que tratam de pedidos de empréstimos.
Marcone Amaral (PSD) saudou os 126 anos do Vitória, agradecendo parte da sua formação e caráter ao time do qual foi atleta e projetou sua carreira como jogador de futebol. “Não é apenas um clube, é símbolo de união, superação e de alegria para milhares de pessoas”, destacou o deputado, que apresentou moção de congratulações ao ‘Leão da Barra’ na Casa.
Fabíola Mansur (PSB) parabenizou a colega Cláudia Oliveira (PSD) pela audiência pública na ALBA sobre a ponte sobre o rio Jequitinhonha, interditada desde a semana passada, na BR-101. Também saudou o memorando de entendimento, na CBPM, para implantação de fábrica de vidro solar no município de Belmonte com investimentos de R$ 1,8 bilhão.
Marcelino Galo (PT) afirmou que a oposição tem “um entendimento contraditório” em relação aos empréstimos do Executivo, ao cobrar ações e investimentos do governo e, ao mesmo tempo, criticar a autorização dos créditos. Apontou grandes investimentos em educação, saúde e infraestrutura do Estado que precisam de fontes de financiamento.
Olívia Santana (PC do B) registrou que tratou do PL dos servidores do Judiciário com o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, para que o diálogo avance. Abordou também o 13 de Maio como Dia Nacional de Combate e Denúncia do Racismo, ratificando a luta antirracista em favor da vida do povo negro, citando dados do Atlas da Violência 2025.
Cláudia Oliveira (PSD) agradeceu a presença dos pares na audiência, da qual foi proponente, que debateu com o Dnit a situação das obras da ponte sobre o rio Jequitinhonha na BR-101, interditada desde a semana passada. Também saudou os 37 anos de Eunápolis, cidade da qual é a primeira-dama, administrada pelo marido Robério Oliveira.
Hilton Coelho (Psol) se solidarizou com os servidores do Judiciário baiano, cobrando mais uma vez a apreciação do PL que trata do plano de cargos e vencimentos da categoria. Tratou ainda sobre o Dia Mundial da Enfermagem e assembleia dos educadores da rede pública de Salvador, ambos nessa segunda (12), defendendo o piso nacional das categorias.
Paulo Câmara (PSDB) anunciou que articulará uma audiência pública na ALBA para debater a venda casada de material didático por escolas particulares. Disse que pais de alunos foram obrigados a adquirir módulos de estudo com preço de R$ 8 mil, e criticou o sistema fechado, com exclusividade de fornecedor e sem possibilidade de reutilização.
Felipe Duarte (PP) registrou agenda do final de semana, quando participou de vaquejada em Malhada, exposição agropecuária em Riacho de Santana, audiência pública sobre transportes intermunicipal e interestadual em Caculé e visita da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana (Saúde), a unidades de saúde do município de Brumado.
Bobô (PC do B) comemorou o número de feiras literárias em municípios do interior baiano, exaltando a importância dos eventos para fomentar a leitura, literatura, arte e cultura. O comunista destacou especialmente a Feira Literária de Capim Grosso (FLICG), que ocorreu de 8 a 10 de maio, celebrando ainda os 40 anos de emancipação da cidade.
Raimundinho da JR (PL) elogiou a iniciativa da deputada Cláudia Oliveira (PSD) em trazer para as comissões da Casa audiência pública sobre a interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha na BR-101. O liberal também registrou reunião na Agerba para discutir, entre outros, problemas na BA-093 e transporte intermunicipal que atende Dias d’Ávila.
Pedro Tavares (UB) parabenizou a Prefeitura de Lauro de Freitas pela implantação do programa que reduz fila de espera por consultas e exames. Anunciou ainda que a gestão de Ilhéus vai iniciar manutenção da iluminação pública que vai além da ponte nova, e saiu em defesa da PEC da Sustentabilidade, pauta prioritária da Marcha dos Prefeitos em Brasília.
Rosemberg Pinto (PT) saudou a iniciativa da UPB em nomear espaço dedicado a mulheres municipalistas com nome de Rilza Valentim, ex-prefeita de São Francisco do Conde que faleceu em 2014. Destacou também o 13 de Maio como data de combate à discriminação racial, lembrando versos da canção 14 de Maio, de Lazzo Matumbi e Jorge Portugal.