Enceramento do Mês da Mulher é um dos temas da sessão ordinária desta segunda-feira (31)
Câmara de Salvador também faz um minuto de silêncio pelo falecimento da jornalista Kardé Mourão, ex-presidente do SINJORBA

Hoje são encerradas as atividades alusivas ao Mês da Mulher. O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no último dia 8 e em março são realizados vários debates e ações alusivas à data. E o tema repercutiu na sessão ordinária desta segunda-feira (31).
Liliana Oliveira, integrante do Movimento Marcha Mundial das Mulheres e secretaria Estadual de Mulheres do PT, realizou pronunciamento na Tribuna Popular. “Há nesta Casa somente oito vereadoras eleitas e isto demonstra o abismo na questão da representatividade de gênero. Afinal, nós, mulheres, somos maioria em Salvador”. Ela também pontuou a “falta de creches públicas e transporte com segurança para as mulheres”. E afirmou que há doze anos o Conselho Municipal da Mulheres não está funcionando na capital da Bahia.
Jucilene Cruz, coordenadora do Centro da Mulher Baiana, também utilizou a Tribuna Popular. “Atuamos, há quatro décadas, em prol da mulher, em regiões periféricas. E só vamos superar as dificuldades com a oferta de educação às mulheres que vivem nestes bairros. E um dos instrumentos é a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, disse.
Já a vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou a importância do simbolismo de ambos os pronunciamentos no dia 31, quando finda o Mês da Mulher. Ela também afirmou que o discurso de Jucilene Cruz foi muito representativo para as mulheres do Subúrbio Ferroviário e da periferia.
Marta Rodrigues também recordou que, em 31 de março de 1964, foi realizado um Golpe de Estado que implantou a ditadura militar no país por muitos anos. “Não à ditadura”, afirmou a parlamentar.
E Aladlice Souza (PcdoB) pontuou que “não podemos conviver mais com esses números elevadosde feminicídio”.
Um minuto de silêncio para a jornalista Kardé Mourão
A parlamentar também solicitou um minuto de silêncio, na sessão ordinária, pelo falecimento da jornalista Kardé Mourão. Ela destacou a postura combativa dela na questão sindical do jornalismo baiano.
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA), “faleceu na noite deste sábado (29), a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, Kardé Mourão, aos 65 anos. Nossa brava companheira nos deixou após meses de luta contra o câncer”.
Ex-presidente do SINJORBA (2004-2010), era uma das maiores referências da história do sindicato. Participou das diretorias da entidade entre 1998 e 2010 e, mais recentemente, de 2019 e 2025. Foi também dirigente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), cumprindo como última tarefa a participação na Comissão Nacional de Ética (2019-2022), como a conselheira mais votada pelos colegas.
Driblando a Fome
E o vereador Julio Santos (Republicanos) afirmou que no próximo dia 5, às 14h00, no Estádio Pituaçu, será realizado o evento “Driblando a Fome”, organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Em sua quarta edição, neste ato são arrecadadas toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Viaduto Duda Mendonça
Ainda na sessão ordinária desta segunda-feira, o vereador Claudio Tinoco (União) elogiou o prefeito Bruno Reis pela inauguração, no último dia 27, do Viaduto Duda Mendonça. que facilitará o retorno para a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). O nome da obra foi sugerido pelo vereador Daniel Alves (PSDB) e aprovado pelo prefeito.
Com um investimento de R$ 51,8 milhões, anunciado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) em 2024, a obra foi concluída dentro do prazo de 14 meses.