Bahia ganha o primeiro BAVI do Brasileirão e se reabilita no campeonato

Com um jogador a menos no inicio do clássico o Tricolor soube superar os momentos difíceis para bater o Vitória por 2 a 1 e ganhar confiança para a sequência da temporada. Mesmo com um jogador a menos em quase toda a partida, o time comandado por Rogério Ceni teve controle do jogo e “soube sofrer” para superar o adversário.
O Bahia contou com a volta do recuperado Gilberto à lateral direita, na única mudança em relação ao último jogo. Com isso, foi a campo com a seguinte escalação: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Erick Pulga e Lucho Rodríguez.
A ausência de um jogador no meio fez o Bahia se defender no 4-4-1, com Lucho Rodríguez na referência ofensiva. No momento com bola, Juba formou trio com os zagueiros, e Everton Ribeiro recuou para jogar ao lado de Caio Alexandre, algo crucial para o bom desempenho da equipe. A dupla de meias municiou Gilberto, Cauly, Lucho Rodríguez e Pulga, em um sistema organizado em um 3-2-4.
Na reta final do jogo, Ceni mudou taticamente o ataque em busca de fôlego, com a entrada de Willian José de centroavante no lugar de Pulga, e o deslocamento de Tiago para o lado esquerdo. Além de segurar o resultado na defesa, o Tricolor teve o contra-ataque ao seu favor por meio da velocidade do jovem ponta, mas não aproveitou.
O Bahia teve duas grandes adversidades na partida, a expulsão inicial e o gol sofrido nos primeiros minutos do segundo tempo. Mesmo assim, se adaptou ao que o jogo e o adversário exigiam para vencer com autoridade e ganhar confiança para as próximas partidas.
Agora, o Tricolor tem 15 pontos, colou no G-4 do Campeonato Brasileiro e tem a décima rodada pela frente no próximo domingo, contra o Grêmio, às 11h (de Brasília), em Porto Alegre. Antes, o compromisso será contra o Paysandu, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, às 19h desta quarta-feira, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro o Rubro-Negro venceu uma partida com um jogador a menos, ao ter o contra-ataque, e perdeu outra com um jogador a mais, ao ser obrigado a propor. É um bom resumo dos grandes problemas do time nesta temporada.
Ao menos o Vitória ganha uma semana de folga para tentar resolver essa questão. O time volta a campo apenas no próximo domingo, quando recebe o Santos, no Barradão. A partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro tem início marcado para as 18h30 (de Brasília).