Política

Wilson Cardoso destaca avanços na nova gestão da UPB e a importância do municipalismo para a Bahia

Em um discurso focado na união e no fortalecimento dos municípios baianos, o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, detalhou seus projetos para a entidade e abordou questões políticas e administrativas de interesse dos prefeitos em todo o estado. O encontro, que aconteceu durante a posse da nova gestão da UPB nesta sexta-feira (28), contou com a presença de prefeitos, prefeitas e representantes do poder público estadual.

Wilson Cardoso revelou que a UPB passará por reformas estruturais para melhor atender às demandas dos prefeitos e garantir um trabalho mais eficiente.

“Faremos uma reforma imediata para ampliar a UPB, ampliar o auditório e a sala da imprensa. A imprensa será essencial para divulgar nossas ações e manter os prefeitos atualizados”, afirmou o presidente. Ele também ressaltou a importância da união entre os municípios e o fortalecimento do municipalismo como pauta central da gestão.

“Com a nossa união, força e determinação, podemos fazer a diferença na Bahia. Acredito que temos um grande potencial para trabalhar juntos. A nossa união só tende a crescer, e, hoje, temos a satisfação de anunciar que todos os 417 municípios da Bahia estão agora filiados à UPB”, disse Wilson Cardoso, comemorando a adesão do último município à entidade.

Compromisso com os pequenos municípios e infraestrutura

Um dos pontos destacados por Wilson Cardoso foi a necessidade de maior atenção aos municípios de menor porte, que enfrentam dificuldades estruturais e financeiras. Ele enfatizou a importância de buscar soluções para os municípios que dependem de recursos de fundo e enfrentam desafios com a recuperação das estradas vicinais, essenciais para o transporte de saúde, educação e produção rural.

“É fundamental garantir um repasse maior para os municípios pequenos, especialmente aqueles com área territorial grande e com receita limitada. Eles não podem continuar enfrentando dificuldades para manter suas estradas vicinais, que são vitais para o desenvolvimento local”, afirmou o presidente da UPB.

Além disso, Wilson Cardoso anunciou uma parceria com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado para ajudar esses municípios a atender às exigências financeiras e estruturais para conseguir emendas e recursos.

“O governador Jerônimo já firmou o compromisso de enviar engenheiros e arquitetos para reforçar a elaboração de projetos e garantir que os municípios não percam emendas devido à falta de estrutura”, declarou.

A relação com os parlamentares e a transparência nas emendas

Em relação ao trabalho com os parlamentares, Wilson Cardoso também comentou sobre a importância da relação estreita entre os prefeitos e os deputados, senadores e demais representantes políticos. Ele falou sobre as emendas parlamentares, ressaltando a necessidade de transparência e comprometimento dos deputados com os projetos municipais.

“É fundamental que os deputados trabalhem em parceria com os prefeitos. Eles são eleitos pelos municípios e, por isso, devem estar alinhados com as necessidades locais. Espero que o trabalho seja cada vez mais transparente e que a imprensa tenha um papel fundamental na divulgação dessas ações”, explicou Wilson Cardoso.

O futuro do municipalismo e o apoio do Governo Federal

Wilson também comentou sobre a importância da colaboração com o Governo Federal e o apoio que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Hoje, pela manhã, o presidente Lula fez uma gravação especial para nós, demonstrando o seu compromisso com os prefeitos da Bahia. Ele destacou a importância da união e da continuidade do trabalho em prol dos municípios”, afirmou o presidente da UPB.

Além disso, o presidente da UPB garantiu que, com o apoio do Governo Federal, a Bahia continuará avançando nas pautas municipalistas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas cidades de todos os portes.

Com o foco na participação de todos os prefeitos e prefeitas, independentemente de sua filiação partidária, Wilson Cardoso afirmou que a nova gestão da UPB será marcada pela pluralidade, pela busca por soluções inovadoras e pelo trabalho em equipe para fortalecer os municípios da Bahia. Ele se comprometeu a continuar trabalhando para que a UPB seja uma plataforma de debates e conquistas que beneficie os baianos.

“Eu fui eleito presidente, mas o mais importante agora é a participação de todos. A UPB é de todos os prefeitos e prefeitas, e nossa missão é trabalhar juntos para fortalecer a Bahia. O futuro é de união, e juntos vamos fazer a diferença”, concluiu Wilson Cardoso.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo