75,6 mil contribuintes anteciparam o pagamento do IPVA e do licenciamento por meio do ba.gov.br

O portal ba.gov.br foi o canal utilizado por 75,6 mil proprietários de veículos para o pagamento antecipado do IPVA, aproveitando o desconto de 15% válido para quem fizesse a quitação até o último dia 7. Estes contribuintes pagaram, junto com o IPVA, o licenciamento e eventuais multas, já que na plataforma digital do Estado da Bahia a única opção disponível é o licenciamento integrado, que reúne os três itens.
Os pagamentos por meio do ba.gov.br corresponderam a 20% dos pagamentos à vista na primeira fase do calendário do IPVA. Ao todo, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), 371,8 mil contribuintes quitaram o IPVA até o dia 7. Destes, 251.171 são do interior, e 120.667 da capital.
Para quem ainda não fez o pagamento, o Estado oferece uma segunda chance de economizar na quitação do imposto: o desconto é também substancial, de 8%, caso o IPVA seja pago na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. O calendário de pagamento está disponível no site da Sefaz-BA.
“Com este desempenho, o portal ba.gov.br se consolida como opção de pagamento do IPVA”, observa o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem. Ele lembra que também é possível quitar o imposto nas instituições bancárias parceiras da Secretaria da Fazenda, o Banco do Brasil, o Bradesco e o Bancoob, ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) relativo ao IPVA no no site da Sefaz-BA e pagar via pix em qualquer banco.
Parcelamento
O Estado da Bahia manteve também a possibilidade de parcelamento do IPVA em cinco vezes, que pode ser feito conforme o calendário anual, levando-se em conta o número final da placa do veículo. Em caso de parcelamento, o contribuinte deve se lembrar de que os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até o prazo final do pagamento em cota única, que corresponde à quinta parcela do IPVA. O imposto só poderá ser parcelado se o valor do débito for igual ou superior a R$ 120,00.
Alertas do Detran
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento: o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA: o licenciamento anual e multas, se houver. Outro alerta diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado em arquivo digital. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.