Educação

Estudantes da rede estadual conquistam 980 pontos na redação do Enem e almejam ingressar no Ensino Superior

Diversos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia conquistaram 980 pontos na Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2023. O exame é uma porta de entrada para os participantes que desejam ingressar no Ensino Superior por meio dos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Eles comemoram o bom desempenho obtido na Prova de Redação que, nesta edição, abordou o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A estudante Ameire Rocha, 18, que concluiu o 3º ano no Colégio Estadual Leonídia Silva Moreira Pardinho, em Mortugaba, afirmou que o aprendizado na escola foi fundamental para a sua preparação: “o primeiro contato que tive com redação foi no 2º ano do Ensino Médio, na matéria de Práticas Integradoras 2 e, desse período até o Enem, fui me dedicando ainda mais com o apoio da professora Samara. No início, eu não tinha muito conhecimento de redação e tinha dificuldade para fazer. Hoje, olhando todas as redações que eu fiz, foi nítida a minha evolução com o apoio das aulas da escola. Alcançar essa nota é algo muito gratificante e pretendo cursar Direito”.

Em Barra da Estiva, as estudantes Iasmin Reis e Yasmim Souza, ambas de 18 anos, concluíram o Ensino Médio em 2023, no Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte, e fizeram 980 pontos: “alcançar esta nota foi consequência de muito esforço, mas foi uma grande surpresa, pois não esperava que fosse tão alta. Pretendo usá-la para ingressar em Direito, porque sempre foi meu sonho desde a minha infância e, agora, tenho a oportunidade de realizar. Tive alguns aulões na escola e os professores auxiliaram bastante nesse caminho”, comentou Iasmin Reis.

Yasmim Souza também comemorou: “esta nota representa muito para mim. Além de me abrir portas, me mostra que todo meu esforço valeu super a pena. Sempre tive uma facilidade em desenvolver redações e os professores nos incentivaram a estudar mais e não desistir. Quero usar a nota para cursar Administração”.

O estudante Gabriel Moraes, 17, que terminou o 3º ano em 2023, no Colégio Estadual do Campo Dacilda Rios de Oliveira, em Riachão do Jacuípe, disse que começou a se dedicar aos estudos de redação em 2021 e o apoio do colégio foi importante para a conquista dos 980 pontos na redação: “foi difícil, mas com muita persistência, eu consegui pegar o gosto pela matéria e me dedicar mais ainda. O colégio onde estudei sempre me incentivou a continuar nesse caminho. Conseguir uma boa nota em um exame, com certeza, recompensa todo o esforço. Agora, pretendo cursar Fisioterapia”.

Com a mesma nota, a estudante Talita Nascimento, que se formou em 2023 no Colégio Estadual de Tempo Integral Normal de Pintadas, em Pintadas, está contente com a sua nota e pretende cursar Direito, através do Enem. “É muito gratificante e surpreendente ter tirado esta nota, pois nunca tive muita afinidade com redação. Porém, isso foi mudando aos poucos durante o Ensino Médio com a ajuda dos meus professores do colégio”, revelou.  

Outros estudantes também estão comemorando os quase mil pontos obtidos com a mesma nota na redação, a exemplo de Gustavo Baltar, que finalizou o Ensino Médio em 2023, no Colégio Estadual Arnaldo Oliveira, na cidade de Caém, e Kaliny Valença, que concluiu o 3º ano, também em 2023, no Colégio Estadual Dr. José Carvalho Baptista, localizado no município de Rio Real.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo