Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social abre PPA da Bahia junto a segmento empresarial
Cerca de 40 representantes de empresas, associações e federações da indústria, comércio, agronegócio, mineração, construção civil, energia e tecnologia se reuniram nesta quarta-feira (22) para discutir o próximo Plano Plurianual (PPA 2024-2027) do Estado da Bahia, que está em fase de elaboração. O evento foi realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), vinculado ao Gabinete do Governador.
A reunião com os empresários, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), foi coordenada pelo secretário executivo do Codes, Jonas Paulo Neres, e teve participação do superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria do Planejamento, Ranieri Barreto, e do coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Bahia, Leonel Leal Neto, além de técnicos e gestores das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura.
Entre os empresários, estiveram presentes gestores da própria Fieb e também da Federação do Comércio, Fecomércio, Federação da Agricultura e Pecuária, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Associação Brasileira de Provedores de Internet, Chesf, Bamin, Braskem, VLI Logística Multimodal, Sindicato da Indústria da Construção, Sindicato das Indústrias de Laticínios, entre outros.
Desenvolvimento Integrado
Durante o encontro, também foi debatida a atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado – Bahia 2035, elaborado em 2018 e que estabeleceu as bases para o atual PPA 2020-2023, assim como está orientando o PPA 2024-2027. “Após as mudanças no Governo Federal, a pandemia de Covid-19 e a retomada das relações internacionais, além dos investimentos previstos pela União nos próximos anos, principalmente através do ‘novo PAC’, temos que reavaliar e atualizar as possibilidades de desenvolvimento da Bahia, ampliando o horizonte do PDI para a Bahia 2050”, afirmou Jonas Paulo.
Para Ranieri Barreto, o processo de escuta social do PPA evidencia as diferentes visões e demandas dos setores sociais e é fundamental para o processo democrático. “Sempre teremos divergências entre os segmentos empresários, acadêmicos e movimentos sociais e de trabalhadores, mas é fundamental elaborarmos políticas públicas ancoradas no máximo consenso possível para enfrentarmos os macro problemas”, disse.
Na pauta discutida pelo setor empresarial, os principais temas foram a ampliação da competitividade econômica da Bahia, por meio de redefinição de tributos e qualificação tecnológica e profissional, e a reestruturação da infraestrutura e logística. Ações para o fomento de ferrovias, portos, rodovias, geração e escoamento de energia, sustentabilidade ambiental, segurança hídrica e conectividade via internet para o incremento das iniciativas econômicas e sociais foram propostas no debate.
Próximos passos
O colegiado de empresas, associações e federações sistematizarão suas propostas até meados de abril para apresentação formal à equipe do Governo do Estado responsável pela consolidação do PPA 2024-2027.
<
p style=”text-align: justify;”>Nesta sexta-feira (24), o Codes tem reunião com as entidades de Ensino Superior e Formação Profissional para dar continuidade às discussões sobre o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado. Na próxima semana, será a vez dos segmentos do mundo do trabalho: centrais sindicais, associações profissionais, sindicatos etc.