Notícias

13 DE FEVEREIRO, DIA MUNDIAL DO RÁDIO

A data, que é proposta pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em inglês), tem como objetivo celebrar a criação e atividade do rádio ao longo das décadas.

Nela, é sugerido anualmente pela organização um assunto para os radialistas abordem, tanto como programação quanto também para avanço da sociedade de modo geral. O tema deste ano é “Diálogo, Tolerância e Paz”, que propõe o entendimento por uma conversa democrática sobre questões presentes em nossa sociedade.

Estas, como as ondas migratórias e a violência contra a mulher, devem ser colocadas em pauta, a fim de que seja gerada uma conscientização do tema por parte do público geral. A discussão destes assuntos, de modo franco e pacificador, promove que seu inverso impere em uma sociedade civilizada, levando-a a um crescimento igualitário e justo.

Origem do Rádio

Mesmo com o rádio como conhecemos hoje tendo quase um século de idade, ele nunca teve uma data comemorativa até a entrada do século XXI.  O dia internacional do rádio foi criado em 2011 e fixado no calendário de eventos do órgão em 2012. A data foi escolhida por ser a mesma do aniversário da rádio das Nações Unidas, criada em 1946 e ativa até hoje.

No Brasil a data nacional do rádio é em 25 de setembro. Ela é uma homenagem ao Edgard Roquette-Pinto, um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta.  Além de todas essas especialidades, ele também recebe o título de pai do rádio do Brasil, pois ele foi um dos responsáveis pela primeira transmissão de rádio no país, em 1922.

O dia mundial do rádio busca conscientizar a população da importância do rádio, mesmo com o passar dos anos, como uma plataforma de comunicação central para o desenvolvimento humano. Em cada ano a UNESCO seleciona um tema a ser discutido além das comemorações. Ele serve para ampliar o debate de problemas que impeçam o crescimento da sociedade como um todo. A solução deles nos faz crescer como grupo e melhor a convivência em coletivo.

Itapetinga, uma cidade que ama o rádio

Mesmo com avanço tecnológico que hoje possibilita ouvir músicas por meio de vários web sites, além dos inúmeros aplicativos de reprodução de músicas, aqui em Itapetinga o rádio continua sendo ouvido por uma considerável fatia da população.  Por mais que o rádio não esteja vivendo os tempos de ouro de outrora, Itapetinga mantém essa tradição mesmo que em escala mais reduzida se comparado a alguns anos atrás.

Aproveito para parabenizar os Radialistas de Itapetinga que ainda mantem essa chama acesa em nossa cidade. Não vou citar nomes para não ser injusto com ninguém, mas deixo aqui minha saudação e meu respeito aos profissionais de rádio de Itapetinga.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Verifique Também
Fechar
Botão Voltar ao topo