Vitória da Conquista

Prefeita se reúne com representantes da Frente Nacional de Prefeitos e dá início ao projeto AcessoCidades

Dando início às atividades presenciais do projeto AcessoCidades em Vitória da Conquista, que seguem até a quarta-feira (5), a prefeita Sheila Lemos se reuniu nesta segunda-feira (3) com Amanda Vieira e Haydée Svab, representantes da entidade organizadora da iniciativa, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e os secretários municipais Jackson Yoshiura, de Infraestrutura Urbana, Lucas Dias, de Mobilidade Urbana, e Edimário Freitas, de Gestão e Inovação.

Durante a reunião, as técnicas da FNP apresentaram à prefeita e aos secretários o relatório com uma avaliação global, baseada em dados quantitativos recolhidos previamente pela equipe, a respeito dos padrões de mobilidade vigentes na cidade, tendo em vista os três recortes já mencionados, e também o acesso da população a equipamentos públicos de educação, lazer e saúde.

“Nós conversamos sobre a importância dessas perspectivas de raça, classe e gênero dentro do planejamento e da implementação de políticas de mobilidade urbana dentro do município”, explicou Amanda Vieira, que é assessora técnica da FNP.

A respeito da assessoria técnica que a entidade vai oferecer ao Governo Municipal, a engenheira civil Haydée Svab, especialista em Mobilidade Urbana, explicou que será estruturada nos dados quantitativos que constam do relatório já apresentado à prefeita, mas também em informações qualitativas que ainda serão colhidas.

“Nestes dias em que estamos aqui, estamos fazendo coleta de dados qualitativos e entrevistas. A gente ainda vai fazer o relatório qualitativo a partir disso, obviamente considerando os dados quantitativos, e vai entregar para a Prefeitura com sugestões, recomendações, entendendo também o momento e a maturidade do plano de mobilidade da cidade”, afirmou Haydée.

Depois da reunião, a equipe da FNP se dedicou a fazer visitas de reconhecimento em localidades urbanas conhecidas pelo grande fluxo de veículos e por apresentar problemas relacionados à mobilidade. Nesta terça-feira (4), começa a programação no Hub Conquista, na avenida Juracy Magalhães, em frente ao Shopping Conquista Sul. Haverá discussões técnicas e pesquisas qualitativas, além de reuniões cujo tema envolverá as perspectivas de raça, gênero, sustentabilidade, entre outros.

Por fim, na quarta-feira (5), serão realizadas oficinas intersetoriais abertas ao público e um encontro para a apresentação do diagnóstico a que se chegou após todo o trabalho realizado na cidade.

Depois disso, a FNP e a Prefeitura continuarão em contato por plataformas virtuais. No segundo semestre, em data ainda a ser definida, a equipe deverá retornar a Vitória da Conquista para novas atividades presenciais. “Esperamos manter essa parceria profícua. Não se encerra nesta missão. A gente continua essa parceria daqui por diante”, garante Haydée.

A prefeita Sheila Lemos se mostrou esperançosa em relação aos resultados do trabalho realizado em conjunto entre as equipes técnicas do Governo Municipal e da FNP. “Nós contamos com a expertise que vocês já têm e queremos aproveitar as boas referências”, disse a gestora.

O coordenador de Estudos e Projetos da Seinfra, Rafael Celino, assegurou que esse será o objetivo do projeto AcessoCidades. “Através dessas discussões e entrevistas que vão ser realizadas, será gerado um diagnóstico a respeito de mobilidade, gênero e equidade dentro do município. Esse diagnóstico vai proporcionar alguns estudos e direcionamentos dentro da estrutura do Governo Municipal”, afirmou.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo