Vitória Conquista – Prefeitura abre seleção para veterinário e outros profissionais para o Centros de Apoios à Saúde
O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) já está pronta e com todos os equipamentos necessários para pequenas cirurgias e para exames de imagem já adquiridos. E para que o novo equipamento entre em funcionamento, a Prefeitura de Vitória da Conquista passou hoje à sua última fase: a seleção de pessoal, incluindo profissionais de veterinária, enfermagem e de atendimento.
“Foram adquiridos equipamentos e materiais de ponta, extremamente importantes para o bom funcionamento do serviço, como os analisadores bioquímicos e hematológicos, aparelhos de Raios X e ultrassom”, explica a secretária Ana Cláudia Passos, do Meio Ambiente (Semma) que está à frente do projeto.
Segundo Ana Cláudia, o imóvel onde o serviço funcionará era uma agência bancária e foi necessário uma completa reestruturação. Após a reforma, o espaço foi vistoriado pela Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) e ficaram pendentes apenas a contratação de pessoal, cuja seleção está em andamento, e a compra de medicamentos, que estão em fase de licitação.
Pelo edital de seleção, publicado nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Município, serão contratados seis médicos(as) veterinários(as), quatro auxiliares de enfermagem e dois auxiliares de serviços gerais, além de cadastro reserva para todas as funções. Do total de vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.
As inscrições estão abertas no site do Idecan, de hoje até o dia 28 de dezembro e as provas serão realizadas no dia 29 de janeiro. Serão aplicadas provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes nos conteúdos programáticos definidos no edital, além de provas de títulos e experiência.
O equipamento
O Centro de Apoio à Saúde Animal funcionará na Avenida Brumado, Zona Oeste da cidade. O objetivo e proporcionar atendimento médico-veterinário gratuito a animais de pequeno porte (cachorros e gatos) e de grande porte (cavalos), pertencentes a famílias de baixa renda comprovada ou que sejam levados por pessoas ou grupos de proteção de animais.
O serviço é a primeira etapa do projeto do Hospital Veterinário Municipal, e vai oferecer, já no início de sua operação, tudo o que um hospital faz. A diferença é que a princípio, não funcionará 24 horas e os atendimentos serão agendados.
A estrutura do Centro de Apoio à Saúde Animal dispõe de consultórios, banheiros com acessibilidade, salas para diagnóstico por imagem e realização de exames laboratoriais, ala cirúrgica, internamento e internamento infectocontagioso, entre outros.