Bahia

Sem procissão marítima, imagem de Bom Jesus dos Navegantes será levada em carreata

Devido à pandemia de Covid-19, a tradicional procissão marítima em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes será substituída por uma caminhada. No dia 1º de janeiro, a imagem do santo será levada em um carro do Corpo de Bombeiros. após missa na Catedral da Conceição da Praia.

 

A arquidiocese da capital baiana informou que as missas do tríduo preparatório da festa, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, terão público reduzido, com número máximo de 100 fiéis por cerimônia. O mesmo vai acontecer nas celebrações do dia 1º de janeiro de 2021.

 

Com o tema central “O amor ao Bom Jesus dos Navegantes é a âncora que nos sustenta, o leme que nos conduz e a esperança que nos encoraja”, a abertura dos festejos acontecerá no dia 27 de dezembro, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem, Salvador). Neste dia, a programação contará com alvorada, às 6h; hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, às 7h; e Missa, às 7h30, presidida pelo pároco, padre Davi Oliveira Santos.

 

Já de 28 a 30 de dezembro, sempre às 19h, haverá o tríduo preparatório. Nestas noites, os fiéis são convidados a realizar gestos concretos por meio da doação de materiais de limpeza, que serão destinados para o Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus, para as obras sociais da Irmã Violeta, para a Pastoral da Criança e para as pessoas assistidas pelas obras sociais da paróquia.

 

Para participa das celebrações, será necessário agendar através dos telefones (71) 98188-0492 (Luzia) ou 99642-3288 (Priscila). Toda a programação poderá ser acompanhada, ao vivo, pelas redes sociais, no Instagram @igrejadaboaviagemssa; Facebook e Youtube [Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem].

 

No último dia do ano, 31 de dezembro, a Missa de embarque terá início às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha. Este ano, devido a pandemia, não haverá procissão marítima, mas logo após a Celebração Eucarística (por volta das 16h30) a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será transportada para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá, via terrestre, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio.

 

Da Matriz da Paróquia da Boa Viagem até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, a imagem será conduzida pela Avenida Luiz Tarquínio, Rua Barão de Cotegipe, Avenida Engenheiro Oscar Pontes, Avenida da França (breve parada no portão principal da administração da Codeba, para saudação aos portuários e a imagem de São Nicodemus), Rua da Bélgica, Avenida Lafayete Coutinho, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. A previsão de chegada da imagem é às 18h30.

 

No dia seguinte, 1º de janeiro de 2021, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Missa às 8h, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Por volta das 9h, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida, mais uma vez, para o carro do Corpo de Bombeiros e seguirá até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, realizando o seguinte percurso:

 

Avenida Lafayete Coutinho (sentido Barra), Avenida Reitor Miguel Calmon, Avenida Centenário, Rua Airosa Galvão, Avenida Oceânica, Rua Marquês de Caravelas, Rua Cézar Zama, Rua Barão de Sergy, Avenida Sete de Setembro (Ladeira da Barra), retorno no Largo da Vitória, Avenida Sete de setembro (Ladeira da Barra) – passando pela Igreja Santo Antônio da Barra, Rua Afonso Celso, Avenida Centenário (retorno na Praça dos Reis Católicos), Rua Reitor Miguel Calmon, Avenida Lafayete Coutinho, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Rua Alfredo Henrique de Azevedo, Rua do Pilar, Travessa do Pilar (breve parada para a saudação na frente da Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia), Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares (breve parada na frente da Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares), Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma (breve parada nas Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), Avenida Dendezeiros (Avenida da Fé), Largo do Bonfim, Rua da Imperatriz (breve parada no Santuário São José e na frente do Edifício Cendon), Largo da Boa Viagem – Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

 

Enquanto a carreata estiver em andamento, os fiéis que estiverem na Boa Viagem participarão de missas às 9h e às 10h.

Fonte:bahia noticias

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: