Política

Autoridades visitam cripta e reverenciam a memória de jurista Ruy Barbosa

O presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes, participou da visita realizada pela cúpula do Judiciário brasileiro, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente presidente e vice-presidente do STF, na tarde de ontem à cripta de Ruy Barbosa, no fórum que leva o nome do jurista baiano. Eles participaram do evento a convite do presidente do TJ, desembargador Nilson Castelo Branco, que estava acompanhado dos desembargadores Lidivaldo Britto e Mario Albiani e outros membros da magistratura estadual.

Os ministros do STF participam do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que prossegue até esta terça-feira (5) no Centro de Convenções. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento, que debate o futuro da Justiça brasileira e a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024, trará a Salvador os presidentes de todos os tribunais superiores do Brasil: Os ministros presidentes, Alexandre de Moraes, do TSE; Maria Thereza de Assis Moura, do STJ; o tenente-brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, do STM; Lélio Bentes Corrêa, do TST, e o corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

O presidente do Legislativo, os magistrados e as demais autoridades percorreram o salão nobre do fórum e em seguida desceram para a sala onde está a cripta de Ruy Barbosa. Ali, os ministros do STF e o presidente do TJ depositaram flores em memória à Águia de Haia. Na ocasião, o deputado Adolfo Menezes entregou exemplares do livro “A Vida de Ruy Barbosa” aos ministros do STF, escrito pelo ex-governador Luiz Viana Filho, imortal da Academia Brasileira de Letras, publicado em regime de coedição com o Tribunal de Contas do Estado – instituição que tem Ruy Barbosa como patrono.

Esta edição comemorativa do livro “A vida de Ruy Barbosa” foi lançada em março deste ano para celebrar o centenário da morte de Ruy Barbosa, ocorrida em 1º de março de 1923. Na apresentação desta 6ª edição, o presidente Adolfo Menezes lembra que Ruy Barbosa foi o baiano mais ilustre de seu tempo e deseja que a leitura inspire a todos com o exemplo do lutador libertário que foi o “Águia de Haia”:

<

p align=”justify”>“A ALBA, através das suas publicações, sempre fez história. Nesta oportunidade, o selo ALBA Cultural divulga para os ministros do STF sua produção literária sobre aquele que se inscreve no rol dos maiores baianos e brasileiros de todos os tempos. Participamos ativamente das homenagens ao centenário de morte de Ruy, mas continuaremos a homenageá-lo, porque todas as reverências são poucas diante do que ele representa”, disse Adolfo Menezes, na entrega do livro.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.