PERFIL CONCILIADOR NO COMANDO DA “CASA”
No último domingo, 01 de Janeiro, a nova composição da mesa diretora da Casa Legislativa de Itapetinga foi empossada, com 4 nomes diferentes da composição anterior. Sendo o Vereador João de Deus (MDB) Presidente, Gegê do Bandeira (PSB), 1º Secretário, Hélder do Bandeira (PSC) 2º Secretário e Tarugão Barreira (MDB) Vice-Presidente.
Chama a atenção, o fato da nova mesa possuir em sua composição de forma simultânea, dois vereadores que tem forte representação no distrito de Bandeira do Colônia, um feito que requer uma pesquisa mais aprofundada, mas pode ter sido histórico no legislativo itapetinguense.
Outro aspecto que merece ser destacado, é o fato de João de Deus ter sido eleito de forma unânime, o que é um sinal de que o nome agrada aos demais colegas de legislatura.
Não por surpresa, mas por justiça, João de Deus assume o comanda da “Casa”, após um período um tanto turbulento, onde a relação do presidente anterior em relação aos demais colegas, não era tão amistoso quanto poderia e deveria ser.
Mas isso ocorre por uma razão simples de compreender. Posições de comando, dentro de um conjunto de outras características, requer uma atribuição fundamental para o êxito da tarefa, a coletividade.
O Saudoso Léo Matos, embora tenha ocupado o cargo por pouco tempo, conseguiu imprimir na casa um tom conciliador e um ambiente de trabalho favorável.
Com João de Deus, essa capacidade, deve retornar ao comando da Casa e dessa forma retomar um clima e ambiente favorável para o bom andamento dos trabalhos. O novo Presidente é ponderado, possui a capacidade de ouvir e dialogar, outras características fundamentais para um bom líder.
Nogueira, toque de elegância na oposição
Outro ponto a ser destacado, é relacionado a atuação parlamentar em campo oposicionista, protagonizado por Tiquinho Nogueira. O edil, tem a capacidade de colocar suas discordâncias, sem abrir mão de um comportamento que o cargo exige, porém, muitos desconsideram e preferem ignorar. Nogueira prova que fazer oposição, não tem ligação alguma com ataques pessoais e baixarias de outras naturezas.