Destaques

Mais de 100 mil passageiros de cruzeiros devem chegar a Salvador até abril

No dia 21 de abril deste ano, o navio Siena vai deixar o Terminal de Passageiros do Porto de Salvador, no Comércio, rumo a Maceió, encerrando assim a temporada de cruzeiros na capital baiana. Nestes próximos quatro meses, a cidade vai receber 31 navios de cruzeiros, que vão trazer 100.464 mil visitantes temporários que usarão a via marítima para chegar à capital baiana.

Até o dia 30 de janeiro, nove embarcações aportam no Comércio, oriundas de cidades como Rio de Janeiro, Búzios (RJ) e Recife (PE). Os principais destinos destes turistas após deixarem Salvador, neste primeiro mês de 2019, são Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus e Ilhabela (SP). Já no mês de fevereiro, seis embarcações atracam no porto da capital baiana. Em março está prevista a passagem de 11 navios e, no quatro e último mês da temporada de Verão, passageiros de cinco cruzeiros desembarcam na cidade.

Receptivo – Para melhor receber os turistas que chegam à capital baiana, dois profissionais bilíngues da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), posicionados em um estande, dão as boas-vindas. Os guias tiram dúvidas e orientam os visitantes sobre opções rápidas de turismo. Isso porque os navios geralmente param na capital baiana no início da manhã e seguem no final da tarde do mesmo dia.

O assessor técnico da Diretoria de Turismo da Secult, Ricardo Nobre, ressalta que, no balcão de receptivo, os turistas recebem cartilhas com mapas contendo informações de acesso ao Centro Histórico. “Sugerimos o turismo por ali mesmo. Eles geralmente almoçam por perto e fazem os passeios andando. Temos profissionais que falam inglês, espanhol e francês e orientam como chegar ao Centro Histórico de maneira rápida e segura”, explica Nobre.

Atrativos – Situado na Cidade Baixa e próximo de muitos pontos turísticos, o Porto de Salvador favorece a rápidos passeios que podem ser realizados a pé. Bem próximo está o Mercado Modelo, com opções variadas de artesanato e petiscos da culinária baiana. Exatamente em frente está localizado o Elevador Lacerda, que liga as cidades Baixa e Alta.

Na parte alta da cidade, além da bela visão da Baía de Todos-os-Santos, os visitantes têm acesso aos prédios como a Câmara de Vereadores de Salvador, a Prefeitura e o Palácio Rio Branco, construções antigas que contam um pouco da história da primeira capital do Brasil. As ruas do Centro Histórico ficam a alguns metros. Conhecido pela riqueza histórica e cultural, o Pelourinho é um dos lugares mais visitados por turistas que chegam pelo Porto à capital baiana.

É também nas ruas do Centro Histórico que os turistas podem se divertir com o projeto Pelourinho Dia e Noite, que movimenta a região até o final de fevereiro. A programação engloba espetáculos teatrais, as rodas do Viradão do Samba, concertos das orquestras do Popelô, grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho, apresentações de capoeira e shows na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Navios – No dia 28 passado, o Cruzeiro Costa Fabulosa foi o último a atracar no porto de Salvador em 2018, trazendo 3.780 turistas do Rio de Janeiro, encerrando a temporada de cruzeiros. Entre outubro deste ano e abril de 2019, exatos 49 navios passarão pela capital baiana, transportando 165.039 turistas.

Esta temporada apresenta um aumento de 8% no fluxo de visitantes temporários, em relação à temporada anterior. Os números crescentes são frutos semeados a partir dos investimentos sociais e estruturais realizados pela gestão municipal nos últimos cinco anos, por meio de ações, projetos da Secult.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.