CidadesPolítica

Hilton lamenta morte de Cris Barros, presidenta do Psol em Salvador

“O clarão de sua luz não apagou, apenas iluminará outros mundos, outros espaços. Conosco ficará somente a dor de não ver mais a sua ‘beleza pura’, o seu sorriso deslumbrante e sua fala cheia de experiência e sabedoria”. Consternado, o deputado Hilton Coelho (Psol) registrou, na Casa Legislativa, uma moção de pesar pelo falecimento de Maria Cristina dos Santos Barros, conhecida como Cris Barros, presidenta do Psol Municipal de Salvador e secretária de Movimentos Sociais do Psol Estadual.

Segundo declara o parlamentar no documento, Cris era uma grande lutadora do povo baiano, foi integrante do Movimento Negro Unificado (MNU), do Círculo Palmarino, dos setoriais de negros e de mulheres do partido, fundadora do Coletivo Independente, “era uma das nossas principais lutadoras”. Hilton afirma que Cris era uma amiga de todos, uma verdadeira unanimidade guerreira. Informa ainda que ela atuou com destaque no movimento de moradia, quando participou da maior ocupação já feita na capital da Bahia, que envolveu mais de duas mil pessoas em um terreno de um milhão de metros quadrados na Estrada Velha.

Em apenas seis anos de Psol, informa o legislador, ela ocupou, na agremiação, diversas funções administrativas e políticas. “Coube a Cris Barros dirigir a campanha eleitoral vitoriosa de Salvador, em 2020, quando o partido manteve a sua cadeira na Câmara Municipal”, agradece o deputado, dizendo ainda que lutou com muita coragem e destemor por dois anos contra uma doença tão implacável quanto rara.

Por fim, o autor da moção ressalta que, para quem acredita em outros planos de energia, sabe que “Cris não nos deixou, foi para a ancestralidade, partiu para Aruanda, assumiu um posto avançado na luta pela emancipação do povo negro, uma outra trincheira do combate contra o racismo, onde seu legado, sua história e sua fé cumprirão o papel de nos orientar e às suas filhas, que continuam sua luta”. Solicitando que esta iniciativa seja do conhecimento da família da dirigente e também da Presidência do Psol em Salvador, o deputado Hilton Coelho fez sua saudação final em homenagem à presidente do partido em Salvador: “Axé, Cris. Nossa gratidão eterna por tê-la conhecido e ter feito o bom combate contigo. Cris Barros, presente!”.

Maria Cristina dos Santos Barros, conhecida como Cris Barros, presidenta do PSOL Municipal de Salvador-Bahia e secretária de Movimentos Sociais do PSOL estadual, morreu na madrugada deste sábado (27). Cris travava uma luta contra um câncer complexo e raro.

O perfil do PSOL no Instagram, lamentou a morte da presidente. “Nossa gratidão eterna por tê-la conhecido e ter feito o bom combate contigo.”

Cris foi integrante do MNU, do Circulo Palmarino, atuou no movimento de moradia, em setoriais, ocupou funções administrativas e políticas. Coube a Cris dirigir a campanha eleitoral vitoriosa de Salvador em 2020 onde o partido manteve a sua cadeira na Câmara Municipal.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Verifique Também
Fechar
Botão Voltar ao topo