Cultura

Festa de Iemanjá completa um ano como Patrimônio Cultural de Salvador

A celebração de Iemanjá, que acontece na orla do Rio Vermelho, faz parte do calendário de festas populares da cidade e completou um ano de registro especial como patrimônio imaterial de Salvador. O título foi concedido pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em 1º de fevereiro de 2020.

O registro protege a manifestação na medida em que garante o compromisso de apoio, divulgação e a produção de conhecimento e documentação acerca da festa. A iniciativa teve como objetivo a elaboração de conhecimento cultural, fortalecimento e divulgação da celebração.

Entre as ações realizadas para a salvaguarda da festa, a FGM disponibilizou o documentário “Festa de Iemanjá” no canal do YouTube. O filme conta com roteiro e direção da cineasta Fabíola Aquino e está disponível na grade fixa do canal em homenagem aos festejos do dia 2 de fevereiro. Em razão da pandemia, a implementação do Plano de Salvaguarda foi adiado devido à necessidade de ser construído em conjunto com os pescadores.

A diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, Milena Tavares, explica a importância do reconhecimento da festa, que costuma reunir pessoas de todas as partes do mundo, reforçando os laços de pertencimento com o mar do Rio Vermelho e sua história. “O reconhecimento oficial da Festa de Iemanjá foi muito merecido, pois sabemos da importância da expressão do culto afro-brasileiro na nossa cidade e essa festa é dedicada a uma das suas divindades”, afirma.

Plano de Salvaguarda – É o procedimento seguinte à concessão do registro. A elaboração se destina a promover ações de apoio para que os saberes e fazeres ligados à manifestação sejam preservados e transmitidos. O plano será elaborado com os pescadores, responsáveis pelo presente de Iemanjá, e tem por objetivo buscar um coletivo deliberativo, com representantes de detentores e produtores, para implementar as ações que devem ser buscadas a curto, médio ou longo prazo.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: