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Equipes do Hospital Costa do Cacau ampliam comunicação com pacientes e familiares

Diante das incertezas que permeiam os familiares quando se deparam com um parente internado, os setores de Psicologia e Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, orientam as famílias para melhorar o fluxo de informações. O resultado disso é uma comunicação mais objetiva entre a unidade saúde, o paciente e seus entes queridos.

Logo na admissão do paciente são colhidas informações sobre contato da família e a necessidade de manter um parente como referência para receber o contato diário da equipe de Psicologia é ressaltada. Os psicólogos da unidade entram em contato com essas pessoas todos os dias até as 18h.

O familiar de referência é incumbido da responsabilidade de compartilhar as informações do quadro da pessoa internada com os demais parentes e amigos, pois, com a demanda do hospital, fica inviável a comunicação com vários familiares do mesmo paciente.

As informações que costumam ser repassadas são sobre a rotina e a situação dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Covid. O Serviço Social do HRCC também atende às famílias dos pacientes, com orientações e apoio para que seja realizado um atendimento humanizado.  Um dos pontos fundamentais, por exemplo, é que o número fornecido para contato atenda as ligações e não seja apenas para aplicativo WhatsApp.

O psicólogo da unidade, Gildo Rorato, explica que, caso a pessoa tenha um familiar internado e não receba informações, ela deve entrar em contato direto com a unidade hospitalar. “Peço, por favor, que nos contacte através dos telefones do Serviço Social para atualizar o número do familiar de referência pelos números 73 3235-5324 e 73 3235-5383”, informou.

ENCONTROS VIRTUAIS

Com a pandemia, os acessos a determinados locais da unidade e as visitas presenciais estão limitadas. As equipes de Psicologia e Serviço Social, então, passaram a mediar encontros virtuais entre o paciente, a equipe de saúde e a família daqueles internados na UTI Geral e na Unidade Covid.

O hospital dispõe de uma sala estruturada tecnologicamente e com apoio de funcionários, para a realização de chamadas de vídeo com os pacientes que estão em condições de interagir, internados na UTI Geral e Unidade Covid. Durante a ligação, a família pode agendar um horário para ir à unidade de saúde e interagir virtualmente com o paciente.

Fonte:Bahia Noticias

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